Indústria inaugurada em Cruzeiro do Sul pode beneficiar até 1.600 famílias

Após uma espera de quase 9 anos, o frigorífico de peixes de Cruzeiro do Sul é oficialmente aberto, desta vez com nova destinação. Mesmo não podendo contar com público e nem a presença de autoridades por conta das restrições impostas para conter o vírus da Covid-19, foi inaugurada esta semana a indústria processadora de polpa de frutas da NorteHortifruti Indústria e Comércio de Frutas. Mais de 100 empregos foram gerados com a iniciativa, podendo beneficiar até 1.600 famílias logo no primeiro ano de funcionamento.

No início de fevereiro, o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciências e Tecnologia (Seict), Anderson Abreu, visitou as instalações da fábrica e ficou otimista com o potencial dela para o desenvolvimento de Cruzeiro do Sul e região do Vale do Juruá. “Quando a iniciativa privada se une ao governo de maneira em que os dois lados saiam beneficiados, o resultado é este, bons equipamentos, boa expectativa de atração de recursos e, principalmente, movimentação na economia com empregos diretos e indiretos. Quem mais ganha com isso é a população”.

Funcionários da empresa Norte Hortifruit no registro em frente à placa em agradecimento ao governador Gladson Cameli. Foto: cedida

O frigorífico caminhava a passos largos para se tornar mais um imponente e caro “elefante branco” (obra sem retorno-utilização), que só teve outro destino por conta da dedicação do governador Gladson Cameli em incentivar de forma inteligente a atividade industrial, dando o respaldo necessário para o secretário Anderson Abreu e servidores responsáveis por essa área na Seict pudessem encontrar novas alternativas para empreendimentos como esse.

“O governo do Estado está de parabéns por incentivar a abertura desse empreendimento, que estava sem uso, e agora gera emprego e ajuda no sustento de várias famílias da região”, disse Janaldo Pinheiro, gestor da NorteHortifruti, emocionado, ao ver a fábrica em pleno funcionamento. No mesmo dia, ele reuniu os funcionários e fez o registro junto da faixa de agradecimento ao governador Gladson Cameli.

Secretário Anderson Abreu em visita à fábrica. Foto: Mauro Tavernard (Seict)

O Estado cedeu o espaço físico e a NorteHortifruit realizou os investimentos, que resultaram em cerca de R$4 milhões na reforma e compra de equipamentos. Essa semana iniciou o processamento de açaí, e nas próximas semanas serão outros tipos de frutas, como macaxeira e banana. A instalações foram construídas para garantir produção o ano todo, com produtos embalados e prontos para consumo. Com essa produção, segundo Janaldo, até 1.600 famílias podem ser beneficiadas, ajudando o pequeno e médio produtor com o fornecimentos de insumos provenientes, em grande parte, da agricultura familiar, além de 110 empregos diretos na fábrica, que podem aumentar conforme a demanda produtiva.

Secretário Anderson Abreu dentro das instalações da fábrica. Foto: Mauro Tavernard

Sonho antigo

O governo do Acre procurava, desde 2019, parceiros da iniciativa privada para encontrar uma nova destinação para o empreendimento. A Norte Hortifruti, em parceria com investidores e produtores, e com o aval do Estado, se interessou pelo espaço e iniciou os investimentos no segundo semestre de 2019.

O local estava, desde a aprovação do projeto inicial, em 2012, sem função por problemas administrativos de gestões anteriores à do governador Gladson Cameli, mesmo com investimentos públicos na ordem de R$ 8 milhões.

Em outubro, foi iniciada a restauração geral do antigo frigorífico, que, além do estado de degradação elevado, ainda teve furtada boa parte dos itens dos setores elétrico e hidráulico, também vidros e forros, sobrando apenas as câmaras de frio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter