Indisciplina escolar é tema de palestra na Escola São Camilo

Palestra do professor Igor Barreto ajuda professores a lidar com indisciplina escolar (Foto: Mardilson Gomes/Assessoria SEE)
Palestra ajuda professores a lidar com indisciplina escolar (Foto: Mardilson Gomes/Assessoria SEE)

Um dos aspectos mais polêmicos da educação brasileira, a indisciplina escolar foi tema de palestra realizada pelo professor Igor Barreto, da Universidade Federal do Acre (Ufac), na Escola São Camilo, localizada no km 7 da BR-364, sentido Rio Branco-Porto Velho.

A mesma palestra já fora proferida na Escola Ruy Azevedo, na Estrada do Amapá, e por meio de parceria entre as duas gestões escolares, voltou a ser abordada. A ideia é que outras escolas da rede estadual de ensino também possam discutir o tema com o professor Barreto, que é doutor em Educação.

De acordo com ele, as palestras são momentos de reflexão e tratam de questões polêmicas que incomodam e trazem prejuízos diversos ao trabalho pedagógico. “A proposta é fazer parcerias com as escolas e ajudá-las dentro do possível a partir do que estudamos na universidade”, disse.

“A gente precisa entender a manifestação desse fenômeno, que é a indisciplina, e enfrentá-lo. Esse contato com os professores dá suporte e auxilia no enfrentamento do problema, além de buscar formas alternativas para reduzir a indisciplina, pois o que acontece dentro da escola é o reflexo da sociedade”, afirmou.

A proposta de levar a palestra foi da gestora da Ruy Azevedo, professora Elizângela Mendonça. Ela também concorda que o fenômeno se dá dentro de um contexto social, cultural e familiar. “E nós, professores, precisamos saber como vamos atuar dentro dessa realidade”, destacou.

A professora Iricléia Dourado, gestora da Escola São Camilo, frisou a importância de receber a palestra sobre indisciplina escolar. “É um tema complexo, com o qual lidamos diariamente dentro da rotina escolar, e essa palestra pode muito nos ajudar”, disse ela.