Índios isolados no Acre é tema de palestra na Biblioteca da Floresta

semana do índio02

Como parte da programação da Semana do Índio, a Biblioteca da Floresta promove, nesta quarta-feira, 16, às 19 horas, em seu auditório, a palestra “Índios Isolados no Acre”. Uma das maiores autoridades no assunto, o sertanista José Meirelles abordará como vivem esses povos, que têm contato mínimo com não índios e indígenas já contatados.

Fotografias e vídeos inéditos dos isolados serão exibidos no decorrer do evento, que também apresentará os riscos sofridos por esses povos devido à exploração de madeira no lado peruano, uma vez que vivem na região de fronteira do Acre com o país vizinho.

Pelo menos quatro grupos de isolados habitam o estado. Três deles vivem no alto Rio Envira, nas cabeceiras dos igarapés Xinane e Riozinho, e provavelmente são falantes de idiomas do tronco linguístico Pano. Outro grupo, conhecido como Mashco-Piro, vive de forma nômade.

 Isolados em imagem registrada durante sobrevoo  (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Isolados em imagem registrada durante sobrevoo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O palestrante Meirelles coordenou durante anos a Frente de Proteção Etnoambiental do Rio Envira, órgão da Fundação Nacional do Índio (Funai) que visa proteger esses povos do contato com o resto do mundo.

A palestra “Índios Isolados no Acre” é aberta a todos os interessados, que poderão interagir com perguntas relacionadas ao tema.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter