Em Brasília

Incra dá o aval a Gladson Cameli para a construção da pista de pouso de Santa Rosa do Purus

O governador Gladson Cameli recebeu no início da tarde desta quarta-feira, 5, o aval do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo Melo Filho, para que a construção da pista do aeródromo de Santa Rosa do Purus seja realizada. A princípio, para não atrasar as obras, que são emergenciais para o município, o Incra cederá a área que abrange o aeroporto e o processo de doação de toda a área correrá em paralelo.

Gladson Cameli tornou a frisar para o presidente do Incra a necessidade das obras com a máxima urgência Foto: Cedida

Gladson Cameli tornou a frisar para o presidente do Incra a necessidade das obras com a máxima urgência, já que nas atuais condições, as aeronaves que atuam na região correm risco diário de acidente, que poderão ser fatais. “São várias localidades isoladas, que precisam de uma atenção especial para reforma, mas pelo menos temos a liberação dessa primeira área, o que é uma vitória para a população de Santa Rosa”, disse Cameli.

O processo de regularização fundiária da área está na Secretaria Especial de Desenvolvimento Agrário (Sead) desde 2005. No projeto original, o Governo do Estado do Acre pede do governo federal, da área pertencente à União, onde está localizado o município de Santa Rosa do Purus. Com uma extensão de pouco mais de 728 mil hectares. A área, denominada “Chandless 9” abrange a Área de Preservação Ambiental Santa Rosa, a sede do município, o Parque Estadual Chandless e o 4º Pelotão Especial de Fronteiras (4º PEF).

O governador Gladson Cameli determinou à sua equipe que providencie os documentos solicitados pelo Incra para que a cessão seja concretizada o mais rápido possível, já que o Fundo Nacional da Aviação, órgão ligado ao Fundo Aeroviário Nacional, que faz parte da estrutura da Secretaria de Aviação Civil – SAC, já tem separado em seu orçamento R$ 48 milhões para a construção da pista e reforma do aeroporto de Santa Rosa do Purus.