Inaugurada no Acre fábrica de balanças Coimma

Empresa monta primeira filial no Acre. Previsão é gerar 140 empregos diretos e indiretos usando madeira de plano de manejo

gmf_1426.jpg

Binho Marques participou da solenidade de inauguração da fábrica (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

gmf_1342.jpg

Empresa fabrica equipamentos de madeira para manejo e pesagem bovina (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

gmf_1546.jpg

Empresários elogiaram política de desenvolvimento do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Binho Marques participou nesta sexta-feira, 31, da inauguração da Coimma Balanças e Troncos, instalada no KM 8 da Estrada de Porto Acre. A empresa é especializada em equipamentos de madeira para manejo e pesagem bovina, atuando nesse ramo desde 1951 quando foi fundada pela família Dancieri em Dracena, São Paulo. A Coimma utiliza madeira (cumaru para estrutura e garapeira para piso) proveniente de áreas que somam 31 mil hectares com plano de manejo. "As pessoas que estão vindo ao Acre acreditam numa sociedade melhor. Esta inauguração tem valor simbólico muito importante: estamos deixando de exportar matéria-prima para agregar valor aos nossos produtos em nosso Estado", disse Marques ao dar as boas vindas ao grupo Coimma. A empresa busca a certificação de seus produtos.

Estiveram presentes o senador Tião Viana; os secretários de Estado da Floresta, Carlos Rezende, Mauro Ribeiro (Seap) e Aníbal Diniz (Comunicação Social), além de empresários e lideranças de classe. A unidade de produção de balanças e troncos de contenção para bovinos em Rio Branco favorece a logística de seus produtos e gera benefícios ao pecuarista, empregando direta e indiretamente 140 trabalhadores, consumindo anualmente 15.000 metros cúbicos de madeira ao ano. São produzidas 60 troncos e balanças ao mês com movimentação anual de cerca de R$ 7 milhões. "A região a ser atendida por esta filial corresponde atualmente a 10% de nossas vendas totais e nossa meta é que  no médio e longo prazo  possamos atender cerca de 30% de nossas vendas totais", disse Paulo Dancieri, vice-presidente do grupo.  

Construída em uma área de 3.000 metros quadrados, a nova unidade está preparada para atender a demanda dos Estados do Acre e Rondônia e espera dobrar o quadro de funcionários já no primeiro ano. "Estamos investindo no Acre desde 2002, quando adquirimos uma madeireira em Rio Branco, no mesmo local onde acabamos de construir esta unidade para a produção de troncos e balanças. Decidimos escolher Rio Branco, não só pelo fato de já termos outra empresa aqui, mas também pela importância da cidade, que além de capital política, é capital regional e pólos estratégico e econômico da região", lembrou o vice-presidente da Coimma, fazendo referência à integração internacional que será proporcionada com a conclusão da Estrada do Pacífico.

As balanças e troncos de contenção são equipamentos muito importantes para as propriedades já que garantem a precisão na pesagem e maior segurança no manejo, tanto para operadores como para animais. "Estamos aqui para parabenizar o governador Binho Marques pela responsabilidade com o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental", disse o senador Tião Viana.

"Para nós, da indústria madeireira, é um sonho chegar até aqui, vendo que é possível fazer certo e melhor, agregando valor aos nossos produtos", disse Adelaide Fátima, presidente da Associação das Indústrias Madeireiras de Manejo Florestal (Asmanejo).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter