Imigrantes serão enviados para outros estados diariamente

Cada voo leva 44 haitianos (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Cada voo leva 44 haitianos (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Todos os dias, estão sendo encaminhados mais de 130 haitianos para outros estados – operação realizada pelas secretarias de Estado de Defesa Social (Seds) e de  Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Os imigrantes seguem nos voos da Força Aérea Brasileira (FAB), que chegam à capital acreana com suprimentos, e retornam a Rondônia. A ação segue até sexta-feira, 4.

A interdição da BR-364, em razão da enchente do Rio Madeira, fez com que o número de haitianos em Brasileia aumentasse, uma vez que estão retidos devido à impossibilidade de tráfego terrestre para outras regiões do país.

O secretário de Direitos Humanos, Nilson Mourão, afirma: “Nós queremos reduzir a população de imigrantes e deixar em um número que dê para ser administrado. Atualmente, enfrentamos dificuldades com alimentação e superpopulação no abrigo. A meta é encaminhar, no mínimo, 1.500 haitianos e, a partir daí, reavaliar o quadro”.

A diretora de Políticas de Assistência Social da Seds, Claudia Di Paoli, explica a logística: “Neste momento, a Seds, com a Sejudh, está com equipe no abrigo, que realiza triagem diária de documentos para a viagem. Os haitianos vêm de ônibus para o aeroporto, e outro grupo de trabalho checa para o embarque. Em Porto Velho, servidores da Seds os alocam em um ônibus fretado, que tem como destino final São Paulo”.  

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter