Imigração no Acre é tema de conferência no Haiti

Quase 50 milhões de imigrantes já passaram pelo Acre desde o terremoto de 2010 no Haiti (Foto: Ludmilla Santos)
Quase 50 mil imigrantes já passaram pelo Acre desde o terremoto de 2010 no Haiti (Foto: Ludmilla Santos)

Com o tema “Aspectos Históricos da Imigração Haitiana para o Brasil Através do Acre”, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), estará representado em uma conferência na Universidade Inuka, no Haiti, que será realizada dia 11 deste mês.

A palestra será ministrada pela coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos do Acre, Maria da Luz França, que acompanha os imigrantes desde a chegada dos primeiros estrangeiros ao estado até os dias de hoje. “Vivenciei muitas coisas boas e ruins ao lado dessas pessoas, e ir até a cidade delas vai me fazer sentir o que elas enfrentam durante todo esse tempo”, declarou.

Durante a permanência no Haiti, serão feitas visitas à embaixada brasileira, aos orfanatos e ao Centro de Estudos para Jovens Haitianos (CEJHA), fundado logo após o terremoto, com o objetivo de contribuir com a recuperação das famílias atingidas pela tragédia.

O objetivo do evento é compartilhar experiências e compreender os aspectos da imigração no Acre. “Será um compartilhamento da nossa experiência com a imigração e ao mesmo tempo um intercâmbio de saberes e fazeres entre haitianos e brasileiros”, disse a coordenadora.

Na conferência estarão alunos das áreas de Direito, Ciências da Informática, Administração, Ciências da Educação e outras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter