Ifac promove aula inaugural de cursos para servidores da Educação

Os cursos funcionam na modalidade de Educação à Distância(Foto Flaviano Schneider)
A aula inaugural foi realizada esta semana (Foto: Flaviano Schneider)

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e Secretaria Municipal de Educação, o campus de Cruzeiro do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifac) promoveu na noite de quarta, 1, a aula inaugural de dois cursos:  Técnico em Secretaria Escolar e Técnico em Multimeios Didáticos.

Os cursos se destinam ao pessoal de apoio das escolas, como secretários escolares, auxiliares de biblioteca, porteiros e outros, e fazem parte do programa denominado Profuncionário. A duração é de um ano e meio e tem como participantes 60 servidores, tanto das escolas estaduais como das municipais.

servidores de apoio das escolas estaduais e municipais terão qualificação técnica para melhorar seu desempenho (Foto: Flaviano Schneider)
servidores de apoio das escolas estaduais e municipais terão qualificação técnica para melhorar seu desempenho (Foto: Flaviano Schneider)

A aula inaugural teve a participação do diretor-geral do Ifac em Cruzeiro do Sul, Marcondes Nicácio, do gerente regional da SEE, Charles André Rosas, e do secretário municipal de Educação, Ivo Galvão.

Segundo Charles o estado é parceiro e financiador do programa e o Ifac é o realizador: “Os cursos vão garantir um melhor conhecimento das práticas educacionais do ponto de vista da legislação e da organização administrativas das escolas, de modo a melhorar o fluxo de atendimento”, disse.

EAD

Realizados na modalidade de educação a distância (EAD), para os servidores que não têm profissionalização técnica os cursos significam, segundo a coordenadora de EAD do Ifac em Cruzeiro do Sul, Mariclícia Morais, a oportunidade de identificação como profissionais.  Ela destaca a importância da capacitação para a produção de materiais didáticos.

“A educação de qualidade não se constrói apenas com o professor em sala de aula, mas também com aqueles que participam ativamente para o processo de aprendizagem, como os funcionários de apoio lotados nas secretarias de cada escola”, disse Marcondes Nicácio.