IDM realiza formação de padeiro confeiteiro pelo Pronatec

Nesta quarta-feira, 27, o Instituto Dom Moacyr (IDM) finalizou mais uma turma do curso de padeiro confeiteiro, ofertado pelo governo do Estado, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O curso ocorreu na unidade do IDM, Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, coordenada pela professora Anna Abreu.

Nesta semana, iniciaram-se mais 17 turmas de cursos técnicos e de formação inicial e continuada em Cruzeiro do Sul, contemplando as cidades de Porto Walter, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo.

 

Alunos do curso de Padeiro e Confeiteiro apresentando resultados. (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Alunos do curso de Padeiro e Confeiteiro apresentando resultados. (Foto: Tamara Smoly/IDM)

 

Os cursos do Pronatec são destinados aos beneficiários de programas de transferência de renda do governo federal. Muitas pessoas têm melhorado sua qualidade de vida por meio da formação profissional, aumentando a renda familiar, fortalecendo o comércio nas diferentes localidades do Estado.

A realização dos cursos se dá em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e prefeituras locais.

Cleber Veloso, morador do Calafate, concludente do curso, disse que não sabia fazer nenhum tipo de bolo, e com o curso aprendeu bastante. “Trabalhava como zelador de uma escola. Agora vou iniciar meu pequeno empreendimento. Já estou fazendo propaganda no meu bairro e espero receber muitas encomendas de bolos.”

Auxiliadora dos Santos, moradora do bairro Tancredo Neves, cursista de padeiro e confeiteiro, destacou: “Nem esperei terminar o curso e já comecei a vender bolos, tortas geladas. Estou abrindo a minha confeitaria em casa. Estava passando por dificuldades, e o governador abriu essa porta para a gente. Já estou pagando minhas contas e comprando material de trabalho”.

A importância da oferta dos cursos está em possibilitar às pessoas uma nova perspectiva de trabalho, ampliando os conhecimentos para a implantação de pequenos negócios, por meio dos quais os alunos se apropriam de uma nova realidade e buscam inserir-se no mercado de trabalho, na maioria das vezes como autônomos.

“Hoje o governo disponibiliza novos profissionais na área de prestação de serviços habilitados para trabalhar e oferecer produtos de qualidade à população acreana. Esse é o exemplo de uma das formações profissionais efetivadas com sucesso nos 22 municípios do Estado”, enfatizou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter