IDM promove processo seletivo do Curso Agroflorestal em CZS

Serão 33 técnicos agroflorestais habilitados na difusão das técnicas que ajudam a fortalecer a produtividade rural

ceflora.jpg

Curso será mediado no Centro de Formação e Tecnologia do Juruá (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, em parceria com o Incra, promove desde o início desta semana até o próximo dia 28 de agosto, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mancio Lima, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, o processo de seleção dos educandos do Curso Técnico Agroflorestal que atende o Programa Nacional de Educação  na Reforma Agrária – PRONERA.

O curso tem como objetivo habilitar 33 técnicos agroflorestais na difusão das técnicas que ajudam a fortalecer a produtividade rural, com aumento da renda e da produção de maneira diversificada. "Tudo isso abre a possibilidade de agregar valor aos produtos, contribuindo assim, com o aumento da renda do produtor rural de forma otimizada e sustentável, sem prejuízo para o meio ambiente", afirma o Gerente de Projetos para o Desenvolvimento Econômico do IDM, Everaldo Araújo.

A qualificação traz inúmeras vantagens tanto para o meio ambiente, como para os agricultores. "Abre-se uma importantíssima janela, para se discutir sobre a vida social e cultural dos produtores rurais, através das políticas públicas necessárias para o bom desenvolvimento das atividades sustentáveis do Estado", ressalta Araújo.

O curso, que será mediado no Centro de Formação e Tecnologias do Juruá – CEFLORA, tem carga horária de 1.500 horas, é desenhado com um formato que atende a formação e necessidades do educando para que ele possa aplicar os conhecimentos adquiridos em suas comunidades, já que os mesmos foram escolhidos por elas.

Os educandos saberão como contribuir para formação de novos agentes e começam a perceber e sentir que, são atividades desse nível, que precisam para trabalhar não só a conservação do meio ambiente, mas que vise também àqueles que necessitam dele para sobreviver, construindo um processo sustentável e permitindo que esses futuros profissionais abram seu campo de visão e com isso, possam direcionar as suas especialidades.