IDM promove Aula Inaugural do Curso Técnico Agroflorestal

Pronera tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados

 

O Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr em parceria com o Incra, promovem na próxima terça-feira, 18, às 10 horas, na Biblioteca da Floresta, a Aula Inaugural da  3ª Turma do Curso Técnico Agroflorestal do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera.

O Pronera tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. Atua como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor e apoiar projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.

Visando à efetividade do desenvolvimento sustentável dos assentamentos beneficiados, o Instituto Dom Moacyr conta com a parceria da Federação dos Trabalhadores do Acre – FETACRE, da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – SEAPROF, e Sindicatos de Produtores Rurais, para a realização do projeto.

De acordo com o Gerente de Desenvolvimento Econômico do IDM Everaldo Araújo, "é através da Escola da Floresta que o Instituto realiza o Projeto de Educação Profissional para a Reforma Agrária no Acre, tendo como objetivo criar condições para o desenvolvimento sustentável  por meio da profissionalização de assentados em curso Técnico Agroflorestal, associada à execução de políticas de extensão agroflorestal e produção familiar", afirma.

Atualmente o Curso Técnico Agroflorestal  possui duas turmas em andamento. Os educandos são de assentamentos rurais assistidos pelo Incra nos municípios do Alto e Baixo Acre. Para 2009 a terceira e quarta turma estão sendo formadas beneficiando famílias rurais dos municípios do Baixo Acre, Purus e Juruá.

"O governo vem realizando investimentos que buscam a valorização da floresta, através do uso racional dos recursos naturais. Para viabilizar o desenvolvimento nessa perspectiva, é fundamental a formação de profissionais que tenham compreensão do seu papel nesse contexto e que venham a ser multiplicadores do ideal da sustentabilidade", revela Araújo. 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter