O Instituto Dom Moacyr (IDM), em parceria com a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), iniciou na manhã desta segunda, 15, o curso de Formação Inicial e Continuada em Agente de Desenvolvimento Local para moradores de comunidades rurais do Alto e Baixo Acre. A aula inaugural ocorreu na Escola da Floresta e contou com a presença do diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, e da representante da Seaprof, Socorro Ribeiro.
O curso tem como objetivo apresentar alternativas de atividades econômicas sustentáveis aos pequenos produtores rurais de comunidades do interior da floresta, localizadas próximo a zonas de proteção ambiental.
“A missão de vocês aqui é árdua: não é só aprender, é também ser um professor. Quando voltarem para suas comunidades, vocês vão ajudar a prevenir a devastação, mostrar para as outras pessoas como elas são importantes, levando-lhes o conhecimento obtido aqui. Vocês vão ajudar a buscar melhorias para o local onde vivem. Este é um trabalho de extrema importância para a sobrevivência do meio ambiente e da comunidade”, afirmou Marco Brandão.
“Este curso é muito importante para a gente, pois temos sempre que aprender, se não, não vamos acompanhar o desenvolvimento, ou daqui a pouco vamos acabar sendo obrigados a vender nossas terras e vir viver na cidade, como muitos já fizeram. E a gente não sabe trabalhar direito na cidade, aí ficamos mais pobres e marginalizados. Aprender a cuidar de nossas terras é a coisa mais importante que podemos fazer. E também passar o conhecimento adiante para que a comunidade se desenvolva de um modo correto, preservando o meio ambiente”, disse Elisson Pagoto, educando do curso, que veio da Comunidade Paquetá, no Baixo Acre.