IDM forma profissionais do curso de salgadeiro no Calafate

Encerramento do curso de salgadeiro comemorado pelos alunos (Foto: Tamara Smoly IDM)
Encerramento do curso de salgadeiro comemorado pelos alunos (Foto: Tamara Smoly IDM)

O governo do Acre oferta cursos profissionalizantes em todo o Estado por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM). Na última quinta-feira, 06, moradores do bairro Calafate, que estudam o ensino fundamental, foram certificados pelo curso de salgadeiro.

A formação profissional é parte integrante do programa Formação para o Mundo do Trabalho ofertada, aos que em idade própria, não tiveram a oportunidade de realizar seus estudos. Os cursos são realizados pelo IDM e a Secretaria de Educação e Esportes por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Na qualificação os alunos aprendem a fazer dos mais simples aos mais elaborados pães e salgados. As aulas foram ministradas na Escola de Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, que é coordenada pela professora Anna Abreu.

No encerramento do curso, Francisco Azenildo Oliveira, falou emocionado: “Aprendi que a gente não deve baixar a cabeça para as dificuldades. Com dois dias de aula eu já comecei a fazer salgados pra vender em casa. Tem dias que vendo mais de 100 salgados”.

De acordo com o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão: “As expectativas de formação profissional para 2014 serão superadas, com a expansão dos cursos, garantia ao acesso e a permanência, com investimentos cada vez mais qualitativos para o cidadão acreano”.

A partir do mês de março de 2014 serão disponibilizadas novas vagas para cursos profissionalizantes. Os cadastrados no CadÚnico têm prioridade na participação.