Idaf reforça importância da vacinação contra aftosa no Alto Juruá

Criadores de Porto Walter prestigiaram o encontro com o diretor-presidente do Idaf, Mamed Dankar (Foto: Onofre Brito)
Criadores de Porto Walter prestigiaram o encontro com o diretor-presidente do Idaf, Mamed Dankar (Foto: Onofre Brito)

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) realiza em maio próximo a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa em todo o Estado. O diretor-presidente do Idaf, Mamed Dankar, acompanhado do gerente regional do órgão no Juruá, Marcos Pereira de Souza, e do veterinário Luiz Leite Neto, visitou Porto Walter e Marechal Thaumaturgo visando conscientizar os criadores e a sociedade local para a necessidade de obter o melhor índice possível de cobertura vacinal.

No ano passado, na segunda etapa de vacinação feita em novembro, o Acre atingiu o índice de 98,76% de cobertura vacinal – acima do mínimo exigido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), que é de 95%, mas os dois municípios, situados no Alto Juruá, ficaram um pouco abaixo da média.

Nos dois encontros, Dankar lembrou que o Acre há 16 anos não apresenta casos de aftosa e há 10 anos alcançou o status de zona livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal. “Não podemos perder essas conquistas”, frisou.

Em Porto Walter, o encontro reuniu metade dos criadores do município, além dos vereadores Jorge Barbary, Geneilson de Souza Oliveira e Ivanilson Lúcio da Silva, e da secretária de Agricultura Ana Paula Melo de Souza. Eles se prontificaram apoiar a campanha, mobilizando todos os criadores locais.

Porto Walter tem acerca de oito mil cabeças de gado e é autossuficiente na produção de carne. A prefeitura local tem sido parceira do Idaf há vários anos, inclusive fornecendo o vacinador Alfredo Messias Sales, conhecido como “Alfredinho”. Ele é o que se pode chamar de servidor exemplar. Apesar de ter limitações de locomoção e andar com apoio de muletas, vem cumprindo seu ofício há muito tempo, anda a cavalo pelos ramais e realiza seu ofício com dedicação.

Marechal Thaumaturgo tem cerca de dez mil cabeças de gado cadastradas. A novidade no município é que em breve será construído um abatedouro municipal, que já tem os recursos garantidos. A inspeção será municipal, pois a carne é consumida exclusivamente no município.

Porto Walter não tem matadouro. O diretor-presidente do Idaf incentivou os presentes ao encontro para se mobilizarem na luta para a construção de um abatedouro local.

Nas duas cidades também foi dado o alerta para a vacinação contra a brucelose. Diferentemente da febre aftosa, a brucelose pode passar para o ser humano. Sua vacinação é feita apenas uma vez na vida do animal, quanto atinge a idade de três a oito meses.

Dankar disse que estava satisfeito com o resultado dos encontros e agradeceu o apoio da SEPMulheres, que cedeu a lancha utilizada para subir o rio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter