Idaf percorre municípios mais distantes para imunizar rebanhos

Equipe durante deslocamento às propriedades (Foto: Cedida)
Equipe durante deslocamento às propriedades (Foto: Cedida)

Garantir a cobertura vacinal de todos os rebanhos do estado é um dos objetivos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), que está com suas equipes engajadas na primeira fase da campanha da aftosa edição 2015, percorrendo principalmente os municípios mais distantes. Técnicos, veterinários e barqueiros estiveram durante uma semana em comunidades de Marechal Thaumaturgo para vacinar os animais. A missão no Alto Juruá se estende até o dia próximo dia 25.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Mamed Dankar, os locais de difícil acesso merecem atenção especial para motivar os produtores a vacinarem seu gado, uma vez que o pequeno produtor rural poderia desistir de se deslocar à cidade para comprar poucas doses de vacinas. Dessa forma, o Idaf se responsabiliza por levá-las e fazer a aplicação.

As vacinações no Alto Juruá vão até o dia 25 (Foto: Cedida)
Vacinações no Alto Juruá vão até o dia 25 (Foto: Cedida)

“Temos um olhar específico para essas regiões, para não corrermos o risco de o produtor não fazer a compra pela dificuldade de deslocamento. Quando vamos à propriedade fazemos todo o trabalho gratuitamente, e o criador apenas paga pelas doses, que saem a 1,50 cada uma”, explica.

No município foram atendidas as comunidades de Foz do Breu – divisa com o Peru -, Arara, Foz do Tejo, Matrinchã, Jardins da Palma, Acuriã, São João, Fazenda Natal e Pedra Pintada. Cerca de 90 propriedades foram visitadas e 1.497 animais, vacinados pelo Idaf, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária no Acre (Fundepec).

Ao todo, há três equipes envolvidas na missão, passando pelo rios Juruá, Tejo e Bagé. Nos próximos dias, todas as propriedades de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter serão visitadas.

“A ideia é aumentar o percentual de vacinação e conseguir índices ainda melhores. A parceria do governo é fundamental para a realização dessa atividade nos municípios de difícil acesso”, enfatiza Dankar.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter