Campanha

Idaf participa do Dia Nacional do Campo Limpo nesta sexta-feira

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) se prepara para realizar no estado mais uma edição do Dia Nacional do Campo Limpo nesta sexta-feira, 16, em Acrelândia. Organizado nacionalmente pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inPEV), o evento é uma ação educativa pelo uso e descarte correto de defensivos agrícolas.

Ação busca conscientização pelo descarte correto de embalagens de defensivos agrícolas Foto: Cedida

Este ano, uma equipe do Idaf realizará as ações relativas à data na Escola Santa Lúcia 3, localizada no ramal Granada, zona rural de Acrelândia, durante todo o dia. Serão ministradas palestras e treinamentos sobre o bom uso de defensivos agrícolas, além de explicações sobre a correta devolução de embalagens vazias. A expectativa é que cerca de 450 jovens sejam alcançados.

O Dia Nacional do Campo Limpo, instituído por lei federal, é comemorado anualmente no dia 18 de agosto. A data integra o Calendário Nacional desde 2008, e foi criada pelo inpEV com o objetivo de reconhecer a participação dos diferentes agentes – agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público – da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta.

Caso as embalagens dos produtos tóxicos não sejam recolhidas adequadamente, há um grande risco de  ir para no meio ambiente, gerando perigo à saúde do homem e dos animais.

Junto às atividades, o Idaf coordenará uma campanha de recuperação de embalagens vazias de pesticidas agrícolas, com um local de entrega no posto de gasolina junto a BR-364 que dá acesso ao município.