Idaf lança 39° etapa de vacinação contra febre aftosa em Tarauacá

Com a meta de imunizar 1,3 milhão de animais entre bovinos e bubalinos, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC) lança, neste sábado, 28, a 39° etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, em Tarauacá.

De 1° a 31 de maio os pecuaristas do Estado devem vacinar os animais e até 15 de junho apresentar a declaração de vacinação no Idaf/AC.

“Nesta etapa serão vacinados apenas animais de até dois anos de idade. É importante ressaltar essa evolução na desobrigação de vacinação que tivemos de maio de 2017 para maio deste ano, são 900 mil animais a menos. Isso representa mais renda para o produtor”, destaca o coordenador estadual do Programa da Febre Aftosa, Jean Carlos Torres.

Ronaldo de Queiroz, diretor-presidente do Idaf/AC, frisa que mais uma vez os maiores parceiros dessa ação são os criadores de bovinos e bubalinos. “Sem essa parceria com os pecuaristas, não seria possível termos o Acre há 13 anos livre da febre aftosa com vacinação. Eles também serão fundamentais no nosso novo desafio que é tornar nosso Estado livre da febre aftosa sem vacinação”, observou o presidente do Instituto.

Para a retirada da vacina contra aftosa, o Acre ainda deverá cumprir esta etapa da imunização e outras duas, uma em novembro deste ano e a última em maio de 2019. “A partir disso, Acre e Rondônia passam a não realizar mais a vacinação. Isso representa mais lucro para os produtores e abrem-se as portas do mercado externo. Ganha o Estado, ganha o produtor”, comenta Ronaldo de Queiroz.

Leia também: Acre celebra 13 anos livre de aftosa com fortalecimento do setor pecuário

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter