Idaf dá início à 39ª Etapa de Erradicação da Febre Aftosa em Tarauacá

Lançamento ocorreu na Fazenda Dallas (Foto: Elias Jorge/Seap)

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) deu início à 39ª Etapa de Erradicação da Febre Aftosa com um ato que reuniu servidores, produtores rurais, lideranças comunitárias, entidades parceiras e sociedade civil realizado na Fazenda Dallas, na BR-364, em Tarauacá, no último sábado 28.

O coordenador estadual do Programa da Febre Aftosa, Jean Carlos Torres, destacou que há 13 anos o Acre é zona livre de febre aftosa com vacinação e em maio de 2019 realizará a última campanha de imunização da doença. “Depois dessa última campanha, haverá a retirada da vacina”, pontuou.

Ronaldo Queiroz, diretor-presidente do Idaf/AC, frisou que os méritos da retirada da vacina devem ser atribuídos aos servidores do instituto, que venceram desafios para chegar às propriedades mais isoladas para imunizar os animais, e dos criadores de animais, que foram parceiros e imunizaram seus rebanhos nesses 13 anos.

“O Acre hoje é referência tanto na carne quanto na efetividade desse programa de erradicação da febre aftosa. Por isso, Acre e Rondônia foram contemplados como os primeiros para a retirada da vacina. Isso é fruto dessa parceria do governo do Estado com os criadores. Nossa meta é vacinar 1,3 milhão de animais entre os dias 1º e 31 de maio”, destacou Queiroz.

Marlindo Vitorino, pecuarista e proprietário da Fazenda Dallas, lembrou a importância da vacinação para o rebanho e dos ganhos que isso está possibilitando ao Acre. “É uma satisfação saber que daqui um ano o Acre terá a carne bovina mais pretendida no mercado externo, com a retirada da vacina, e só quem vai lucrar com isso, somos nós”, afirmou o pecuarista.

Ronaldo Queiroz ressaltou que em 2019 o Acre retira a vacinação de febre aftosa (Foto: Elias Jorge/Seap)

Duas décadas de trabalho

O secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis, observou que a sanidade animal é fundamental para a agricultura e pecuária que trabalha no fomento ao setor. “Quero parabenizar toda equipe do Idaf que tem atuado muito bem e aos produtores que têm acolhido esse trabalho. Somando forças que vamos melhorar ainda mais a pecuária no Acre”, disse Reis.

Mauro Marcello Gomes, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Acre (Senar/AC), também prestigiou o ato de lançamento da campanha e como um dos parceiros do governo do Acre e Idaf, assegurou que o Senar seguirá nas ações de apoio ao desenvolvimento da agricultura e pecuária em todo o Estado.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez, também lembrou a época do início das atividades de combate à febre aftosa. “No começo era muito difícil. Tínhamos que convencer o produtor de vacinar, muitos ainda compravam a vacina e jogavam fora. A conscientização foi um trabalho penoso. Fomos avançando vagarosamente. Foi criado o Idaf pelo governador Jorge Viana. Em 2004, fomos declarado zona livre [de febre aftosa] e agora o país vai receber zona livre”, destacou o presidente da Faeac.

Reestruturação dos escritórios municipais

Além do lançamento da campanha de erradicação da febre aftosa, o Idaf tem realizado a entrega de veículos, barcos e equipamentos para os escritórios dos municípios.

“São investimentos na ordem de R$ 660 mil objetivando o apoio à reestruturação e Implementação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária [SUASA] e o fortalecimento das ações de defesa agropecuária. O recurso é por meio de convênio com o Ministério da Agricultura e Pecuária e Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Acre com o Idaf”, explicou Ronaldo Queiroz.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter