Iapen trabalha com o cultivo de plantas na ressocialização dos internos

 

O Incra fornece as mudas e sementes e os internos cultivam na própria unidade (Foto: Marcelo Torres)
O Incra fornece mudas e sementes para os internos cultivarem na própria unidade (Foto: Marcelo Torres)

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), desenvolve um projeto de ressocialização de reeducandos por meio do cultivo de plantas nativas da região Amazônica. O Incra fornece as mudas e sementes e os internos realizam o cultivo na própria unidade de Rio Branco.

Em um segundo momento, essas plantas são encaminhadas para o Incra que as utiliza em assentamentos da própria instituição. Durante a Expoacre 2015, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) realiza uma exposição das mudas cultivadas pelos reeducandos da unidade da capital. A mostra ocorre no Espaço Fazendinha.

“Além de plantas nativas, os reeducandos cuidam de plantas ornamentais para jardinagem e arborização. Mais de 25 internos trabalham nos processos entre manutenção e transporte das mudas, pois o projeto busca a reabilitação dessas pessoas na sociedade, uma vez que essas atividades servem como terapia e uma forma de o mesmo ter uma profissão, ao sair da unidade”, afirmou o diretor-presidente do Iapen Martin Hessel.

Hessel diz ainda que já foram produzidas cerca de 20 mil mudas. “Essas ações são fundamentais na política de ressocialização prisional do Iapen, pois a geração de trabalho para remissão das penas faz parte de um eixo central da nova diretriz estabelecida pela gestão”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter