Iapen realiza palestra sobre paternidade e valorização do homem para cumpridores de penas alternativas

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) realizou na última quinta-feira, 15, uma solenidade para os cumpridores de alternativas penais. O evento, organizado pela Central de Integrada Alternativas Penais (Ciap), foi realizado no plenário do Palácio da Justiça com a presença de 57 cumpridores de penas alternativas, de autoridades dos poderes Executivo e Judiciário do Estado do Acre.

As abordagens giraram em todo da temática da paternidade e a valorização do homem, em busca de reforçar a autoestima e a identidade enquanto pai, bem como os valores pessoais e sociais. Com o tema “Ser pai não é crime”, foram promovidas reflexões sobre a importância da paternidade no desenvolvimento do caráter humano, além do estabelecimento e ampliação das relações sociais do público atendido pela Ciap.

57 Cumpridores de alternativas penais compareceram ao evento Foto: Elenilson Oliveira

O promotor de justiça, Francisco José Maia Guedes, ministrou a palestra “Filhos órfãos de pais vivos”, durante a qual explanou sobre como, mesmo criando os filhos, os pais podem torná-los órfãos. Ele destacou que é necessário que os pais adotem seus próprios filhos. “Pai não nasce feito. Muitas vezes nós acabamos terceirizando a educação dos nossos filhos. Todos nós somos filhos adotados e precisamos sê-los. Precisamos fazer o mesmo com os nossos filhos ou teremos filhos órfãos”, afirmou.

A diretora operacional do Iapen, Valéria Santos, destacou que é necessário levar aos cumpridores esse tipo de temática, uma vez que ela os orienta em um novo rumo a ser seguido. “É um momento de resgate dos vínculos familiares, fazendo com que estes cumpridores possam atuar como atores sociais ativos, resgatando a cidadania e mostrando novas possibilidades de vida”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter