Mutirão

Iapen realiza mutirão de saúde no presídio de Tarauacá

Com o objetivo de melhor atender a população carcerária e reduzir a demanda de saúde, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) realizou durante a quinta-feira, 1º, e a sexta-feira, 2, um mutirão de atendimentos clínicos e odontológicos na Unidade Penitenciária Moacir Prado, em Tarauacá.

A ação aconteceu em parceria com a Secretaria de Saúde do município e atendeu um total de 244 presos. Destes, 192 receberam atendimento clínico e 52 realizaram procedimento de extração dentária. As medicações prescritas também foram dispensadas na própria unidade.

244 presos receberam atendimento clínico e odontológico Foto: Assessoria/Iapen

O diretor em exercício, Robson Leite, Explicou que os atendimentos foram dispensados tanto aos reeducandos do sexo masculino quanto do sexo feminino. “As 36 detentas da unidade passaram pelo atendimento do médico clínico geral. Além dos profissionais médicos e odontólogos, enfermeiros também realizaram procedimentos ao longo da ação”, disse.

Para o presidente do Iapen, Lucas Gomes, essas ações auxiliam no trabalho que já vem sendo desenvolvido pela instituição. “Nós já realizamos em todas as unidades um acompanhamento das demandas de saúde. Contamos com profissionais de diversas especialidades, como fisioterapeuta, psiquiatra, nutricionista. No entanto, com uma população carcerária elevada, é necessário realizar esse tipo de mutirão para dar vazão à demanda existente”, afirmou.