saúde da mulher

Iapen realiza atendimentos em saúde no presídio feminino de Rio Branco

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) realiza dois dias de programação voltada ao público da Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco. Durante esta terça-feira, 10, e quarta-feira, 11, são desenvolvidas atividades como atendimentos de saúde, palestra sobre autoestima e saúde mental da mulher, momento de beleza e entrega de brindes.

A ação acontece em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama, a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para Mulheres (SEASDHM), a Fundação Elias Mansour (FEM), o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Centro Universitário Unimeta.

As detentas receberam atendimentos nas áreas de enfermagem, biomedicina e fisioterapia Foto: Elenilson Oliveira

Na manhã desta terça-feira, as detentas receberam atendimentos de saúde realizados pelos acadêmicos do Centro Universitário Unimeta. Os 14 alunos, supervisionados por quatro professores, realizaram procedimentos nas áreas de enfermagem, biomedicina e fisioterapia.

Para a detenta Maria Valdelina o dia foi de grande satisfação e de sentimento de valorização. “Eu nunca esperava que eles viessem lá de fora para fazer esse esforço por nós aqui nesse lugar. Estou me sentindo muito maravilhosa por eles estarem aqui com a gente”, afirmou.

A ação acontece em alusão ao Dia Internacional da Mulher Foto: Elenilson Oliveira

Já a professora e coordenadora do curso de fisioterapia da Unimeta, Mireilly Resende, destacou que esse é um momento diferenciado para o acadêmico da fisioterapia. “É um espaço onde tem mulheres com uma situação de vulnerabilidade e elas realmente também precisam de um atendimento mais direcionado”, explicou.

Como mulher, ela ressaltou que fica sensibilizada com a situação das reeducandas, independentemente das circunstâncias que as levaram até o presídio. “Então elas não podem ser esquecidas, elas devem ser lembradas, não somente nesse momento mas, sempre que pudermos, nós nos colocamos à disposição para estar ajudando também”, disse.

Catorze acadêmicos, supervisionados por quatro professores, atuaram como voluntários na ação Foto: Elenilson Oliveira

“Aqui dentro, nós podemos ver que a vida é muito monótona, pelo relato delas mesmas. Então esse dia oportuniza tanto para a gente que é aluno como para elas uma vivência diferente, uma melhora no dia delas”, explicou o acadêmico Athos Costa ao falar sobre a experiência com o atendimento às detentas.

O diretor da Unidade, Marcelo Lopes, destacou a importância das parcerias firmadas para a realização do evento e afirmou que a disciplina das presas garante o ambiente propício para a efetividade da ação. “Como nós não estamos enfrentando problemas de indisciplina, essa ação foi pensada para atender as demandas das detentas, não somente na área da saúde, mas também com atividades culturais como outras que acontecerão ao longo da programação”, disse.