Qualificando pessoal

Iapen promove Seminário de Capacitação de Trabalho do Canil em Cruzeiro do Sul

Participam do treinamento 25 agentes penitenciários (Foto: Cedida)

Com o objetivo de implantar um grupamento de canil na Unidade Prisional Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) deu início na última terça-feira, 9, ao Seminário de Capacitação de Trabalho do Canil com os profissionais.

Segundo informações do diretor-presidente do Iapen, Aberson Carvalho, uma equipe de instrutores da capital foi enviada à cidade e deve permanecer até a próxima sexta-feira, 11, com o intuito de qualificar os 25 agentes da unidade que participam do seminário. “Já temos um grupamento de canil em Rio Branco e em Tarauacá, e agora faremos a implantação em Cruzeiro. As matrizes já estão sendo adquiridas, inclusive, o que será um ganho para o sistema prisional na cidade”, frisa.

O presídio Manoel Neri passa atualmente por obras de ampliação previstas para serem entregues até outubro deste ano. A construção do corredor para cães faz parte do projeto, além da criação de uma escola, alojamento de agentes e uma nova guarita. As obras devem gerar a abertura de mais 400 vagas. Ao todo, o governo do Acre investe R$ 7,7 milhões na ampliação e reforma da unidade, situada em Cruzeiro do Sul, o que vai resultar em 400 novas vagas no sistema.

Presídio segue diretrizes e padrões do Departamento Penitenciário Nacional (Foto: Andrey Santana/Secom)

De acordo com o diretor da unidade Saulo dos Santos, o grupamento de canil deve reforçar a vigilância e trabalho dos agentes penitenciários: “O presídio ganhará reforço para operacionalizar a segurança, sem dúvidas, o que nos dará mais condições de evitarmos a iminência de fugas ou até possíveis invasões às instalações internas. Por isso, é tão salutar a capacitação dos nossos profissionais”.

Leia mais: Sistema Penitenciário do Acre vive um momento de reestruturação