Iapen promove rodas de conversas em prol da saúde mental dos servidores

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio do Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp) e em parceria com a Uninorte/AC, realizou, esta semana, uma série de atividades voltadas à melhoria das relações no trabalho e à promoção do autoconhecimento.

A programação, que contou com a participação das equipes da Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap), do Núcleo de Apoio à Família (NAF) e da equipe de Educação Prisional, abordou, em palestras e rodas de discussões, temas como o estresse no trabalho e a inteligência emocional

Palestras abordaram as temáticas do estresse no trabalho e inteligência emocional. Foto: Iapen/AC

Os debates, mediados por acadêmicos do último período de Psicologia da Uninorte, enfatizaram a necessidade de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

De acordo com o gerente da Divisão de Gestão de Pessoas do Iapen, Frank de Oliveira, alguns fatores podem contribuir para o desencadeamento do estresse no trabalho. “É importante que os sentimentos sejam equilibrados para que as relações interpessoais sejam cordiais e respeitosas”, disse.

Para a coordenadora do Nasp, Adriana Maia, a programação visou sensibilizar os servidores no reconhecimento da importância do autoconhecimento, para que saibam lidar com as emoções diárias. “O objetivo é melhorar as relações no trabalho e ajudar as pessoas a identificar e prevenir determinadas situações relacionadas ao estresse”, afirmou.

(Matéria produzida pelo estagiário Renato Menezes)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter