I Simpósio Sobre Envelhecimento Saudável e Ativo discute temas relacionados à saúde do Idoso

A população idosa vem crescendo ao longo dos últimos anos no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela representa 14,3% da população brasileira, o que equivale a mais de 29,3 milhões de pessoas. No Acre, os idosos são 4,8% da população, o que equivale a mais de 55 mil pessoas acima de 60 anos.

Pensando na promoção de um envelhecimento mais saudável para essa população, o Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), por meio da Divisão de Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza o I Simpósio Sobre Envelhecimento Saudável e Ativo.

Aberto à comunidade, o evento é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Branco, a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) e será realizado nesta quarta, 31, e quinta-feira, 1, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, no Teatro Universitário da Ufac.

O simpósio tem como objetivo apresentar uma linha de cuidado do idoso e discutir com setores e instituições que trabalham com esse público os avanços e desafios enfrentados, além de abordar temas como alimentação, nutrição, saúde mental e a importância do uso da caderneta do idoso.

“Por meio desse simpósio, pretendemos promover a saúde integral, falando também da importância do autocuidado, como, por exemplo, manter bons hábitos alimentares e realizar a prática de exercícios. São atitudes simples como esses que podem evitar que um idoso tenha complicações causadas por doenças, garantindo um envelhecimento saudável”, diz Ana Cristina Miranda, gerente da Divisão de Saúde do Idoso da Sesacre.

O evento conta com a presença de representantes de diversas instituições e vai ter, na abertura, a palestra de Polyana Caroline de Lima Bezerra, do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD) da Ufac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter