“Humanização para mim é isso”, diz técnica em enfermagem surpreendida em vídeo

08_06_2016_PATRICIA_VALENTE_ENFERMAGEM_HC_ARISON-2
“Assim que eu trabalho, transmitindo alegria”, diz Patrícia (Foto: Arison Jardim/Secom)

Na sala, um bebê chora de dor após a cirurgia. Em momentos de angústia, profissionais em enfermagem tentam de tudo para acalmá-lo. Após a aflição de ver o choro e a dor de uma criança, algo simples o faz chegar a um pouco de paz: o carinho e a atenção de um “anjo”, a técnica de enfermagem Patrícia Valente sussurra a cantiga “Sapo Cururu” em seu ouvido e o acaricia.

Em abril de 2016, no Hospital das Clínicas, em Rio Branco, a saúde humanizada ganhava um grande símbolo e sua principal militante. “Assim que eu trabalho, transmitindo alegria. Humanização para mim é isso”, afirma Patrícia, técnica de enfermagem que canta, acalma e leva muita atenção a cada paciente do pré e pós-operatório da Central de Cirurgias.

“As pessoas não têm mais costume de ver carinho. Eu tenho prazer em cuidar assim. Amor e carinho são importantes para qualquer profissional”

Patrícia Valente

A profissional pode ter ficado famosa em todo o Brasil por causa do vídeo que canta para o bebê – até agora foram mais de 2 milhões de visualizações -, mas sua alegria e a atenção são iguais para todos. Cerca de 30 pessoas por dia são agraciadas com seu carinho, seja no Hospital das Clínicas ou os idosos do Centro de Saúde Ary Rodrigues, no bairro Seis de Agosto.

Quando perguntada sobre o porquê do tamanho da repercussão de seu ato, gravado pelas colegas e divulgado na página de Facebook do governador Tião Viana, ela acredita que o mundo está esquecendo o lado humano da vida. “As pessoas não têm mais costume de ver carinho. Eu tenho prazer em cuidar assim. Amor e carinho são importantes para qualquer profissional”, afirma.

A técnica em enfermagem há mais de 20 anos leva a missão diária de acrescentar a todos um pouco de alegria. No ambiente em que o movimento é constante, macas e cadeiras de rodas passando a toda velocidade, pacientes pensando na dor que começa e na aflição que os atinge antes e depois de uma operação, Patrícia dá voz para o bom atendimento.

Longe da neta, após a cirurgia, Leonizia Gomes, avó da paciente filmada e acalmada por Patrícia, pedia: “Eu estava rezando para que um anjinho estivesse cuidando do meu bebê. Quando vi no noticiário, tive certeza de que você [Patrícia] era esse anjo”.