Hospital do Juruá recebe novos respiradores e expande número de UTIs

Com a chegada dos novos respiradores cedidos pelo Ministério da Saúde ao Governo do Acre, a distribuição entre os hospitais e unidades de referência para atendimentos a pessoas com coronavírus já está sendo realizada.

Ao Hospital do Juruá, no município de Cruzeiro do Sul, foram direcionados no início da tarde deste sábado, 23, quatro respiradores mecânicos e mais um para transporte de paciente, que possibilitarão a expansão de leitos e o reforço para atendimentos especializados naquela região.

Quatro respiradores mecânicos e um para transporte de pacientes chegaram à Cruzeiro do Sul neste sábado Foto: Lília Camargo/Secom.

Desde a última quarta-feira, 20, com a chegada de dois respiradores que estavam em manutenção em Rondônia , o hospital já havia aumentado a capacidade de atendimentos em unidades de terapia intensiva (UTIs) de seis para oito. Somando os quatro que chegaram em uma aeronave do Estado neste sábado, o número de UTIs sobe para 12. E há a previsão da chegada de outros três para a próxima semana.

A previsão é de chegada de outros três respiradores para a próxima semana Foto: Lília Camargo/Secom.

“É notório o esforço e a dedicação que o governador Gladson Cameli juntamente com a Secretaria de Saúde [Sesacre] têm feito para garantir materiais e equipamentos neste momento de pandemia. Na semana passada, aqui para Cruzeiro, foram enviados dois respiradores que estavam em manutenção. Neste sábado, chegaram mais quatro, além de um respirador de transporte. Na próxima semana, chegarão outros três que estavam em manutenção, além de mais dois de transporte para os municípios de Tarauacá e Feijó. Cápsulas Vanessa também já foram distribuídas para os municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo”, explicou a diretora executiva da Sesacre, Raquel Batista.

Equipamentos possibilitarão a expansão do número de UTIs no Hospital do Juruá Foto: Lília Camargo/Secom.

O número de infectados pelo novo coronavírus em Cruzeiro do Sul é de 422 pessoas, segundo informa o último Boletim Oficial do Estado, emitido na sexta-feira, 22. Desses, 75 já receberam alta médica, quatro estão internados em UTI e outros 21 seguem hospitalizados em leitos de enfermaria, enquanto os demais se recuperam em isolamento domiciliar. Quatro óbitos já foram registrados desde a primeira confirmação de casos no município.

Muana Araújo, coordenadora regional de SaúdeFoto: Lília Camargo/Secom.

Além de aumentar a capacidade de atendimento com a ampliação dos leitos de UTI, o hospital de campanha está em ritmo acelerado de obras, barreiras sanitárias estão espalhadas pela cidade e ações educativas que ressaltam a importância do isolamento social estão constantemente sendo intensificadas pela cidade.

“Essa parceria, esse estar de mãos dadas, juntando todas as secretarias, tem trazido resultados positivos ao município, seja para o envio de materiais por meio do transporte aéreo, seja pelo apoio da segurança, que vem desempenhando um papel importantíssimo de fiscalizar e orientar sobre o isolamento social ou seja pelo apoio da secretaria de obras, que está nos ajudando a levantar o hospital de campanha. Buscamos a cada dia a melhoria da prestação de serviço e percebemos o esforço que vem sendo feito pelo governo. Mas sabemos que para um combate efetivo ao coronavírus precisamos também contar com o apoio e a colaboração da população. Então, se puder e sua saída não for essencial, fique em casa, esse é o melhor remédio para o controle do vírus. Queremos chegar ao final dessa pandemia o mais rápido possível, sem sofrer tantas perdas ou grandes impactos”, disse Muana Araújo, coordenadora regional de Saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter