Saúde

Hospital dermatológico do Juruá será readequado para receber possíveis pacientes com coronavírus

Mesmo sem nenhum caso confirmado do novo coronavírus entre os municípios que fazem parte da região do Juruá, o Governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), vem se antecipando e preparando a cidade de Cruzeiro do Sul para garantir atendimento adequado ao possíveis casos que possam surgir com o avanço da doença. Readequação de leitos em hospitais, aquisição de materiais e equipamentos, reforço nas ações em saúde e bloqueios nas entradas de acesso aos municípios da região, estão entre as estratégias de prevenção e combate à Covid-19.

Hospital de Dermatologia Sanitária (HDS) será readequado para a criação de 36 leitos de internação Foto: Lília Camargo

Nos próximos dias, o Hospital de Dermatologia Sanitária (HDS) será readequado para a criação de 36 leitos de internação. Lá ficarão os casos intermediários da doença, onde as pessoas poderão se manter isoladas e recebendo o devido tratamento de saúde, sem necessidade de terapia intensiva.

“Esse hospital será a extensão do Hospital do Juruá, recebendo pacientes que vierem de lá estáveis, em quadros de saúde intermediários até estarem aptos a receberem alta e seguirem para seus domicílios. São pessoas que necessitam de acompanhamento médico e que também precisam se manter isoladas de outros pacientes. Lá receberão tratamento, medicação e, se necessário, auxílio de cilindros com oxigênio. Os casos graves que precisam de terapia intensiva vão para o Hospital do Juruá que também está preparando novos leitos de UTI”, explicou a chefe do núcleo regional de saúde, Muana Araújo.

Unidade conta atualmente com 20 leitos com os devidos isolamentos, adaptáveis para receber os pacientes com coronavírus Foto: Lília Camargo

 

Criado ainda na época de segregação, em que as pessoas com hanseníase eram separadas da sociedade, o Hospital de Dermatologia Sanitária (HDS), em Cruzeiro do Sul, dispõe atualmente de 20 leitos com os devidos isolamentos, perfeitamente adaptáveis para receber os pacientes com coronavírus. Além desses 20, serão criados mais 16 leitos, podendo ainda ser ampliados com hospitais de campanha montados dentro da mesma estrutura.

“Neste momento em que existe a necessidade das pessoas com coronavírus permanecerem isoladas, mais uma vez esse hospital vem nos ajudar a trazer um serviço essencial a toda a população do Vale do Juruá. A readequação desse espaço tem recebido apoio do governo do Estado, através da Secretária de Saúde, estando receptivo a todos que desejam também auxiliar. Em breve, através de solicitações, devemos receber materiais médico-hospitalares, equipamentos de proteção individual, as chamada EPIs, e espaços adequados para nos antecipar a atual situação, caso seja necessário”, destacou Raquel Batista, diretora-executiva da Secretaria de Estado de Saúde, no município.