Hospital das Clínicas forma 20 especialistas por meio da Residência Médica

Médicos fizeram especialização em oito áreas. Dois novos programas passam a ser oferecidos este ano

foto_sergio_vale__2_31012011_.jpg
foto_sergio_vale__8_31012011.jpg

Hospital das Clínicas formou 20 profissionais especialistas em diversas áreas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Abraão de Alencar Miranda foi um dos poucos acreanos a entrar na primeira turma de Medicina da Universidade Federal do Acre. E no último sábado ele alcançou mais uma conquista em sua formação profissional: concluiu o programa de Residência Médica no Hospital das Clínicas (HC). “Todo médico deveria fazer uma especialização. Quando a gente sai da faculdade é preciso adquirir experiência e isso pode acontecer de duas formas: quando a vida ensina ou quando a gente busca conhecimento e experiência. Eu saio daqui um profissional muito mais qualificado.”, disse.

A 11ª  Residência Médica do Hospital das Clínicas formou 20 profissionais especialistas em diversas áreas, entre elas clínica médica, ortopedia e traumatologia, infectologia, medicina da família e comunidade e pediatria. Ao todo são dez programas, sendo que dois cancerologia clínica e neonatologia estarão disponíveis a partir deste ano (já com editais abertos), quando serão ofertadas, ao todo, 73 vagas para residência.

Segundo o coordenador do programa, Nilton Ghiotti de Siqueira, os profissionais que já atuavam no Estado foram fundamentais para que se criasse esse processo de especialização de novos médicos no Acre.  “Foram os especialistas que quando vieram para o Estado do Acre se propunham a atuar na assistência e em dado momento, atendendo ao chamado do então senador Tião Viana, aceitaram o desafio de formar novos especialistas em suas áreas, entendendo que estes não seriam concorrentes, e sim futuros parceiros na condução da saúde em nosso Estado. Manter essa motivação é o nosso grande desafio”.

Para o secretário adjunto de Saúde, Amsterdam Sandres, o dia teve um significado especial para o Acre. “Hoje nós estamos formando mais 20 profissionais especialistas e tenho clareza do quanto isso se reflete na qualidade dos serviços oferecidos no Estado. Iniciamos este percurso em 2000 e a especialização é o nosso grande objetivo: especializar cada vez mais para prestar um atendimento cada vez melhor.”

Até o ano de 2010, a Comissão de Residência Médica do Acre (Coreme) formou 167 médicos especialistas, e 60,9% deste total prestam serviços no Estado. A Residência já publicou vários trabalhos científicos apresentados em Congressos e trabalhos originais publicados em Revistas nacionais e internacionais.
O programa de Residência Médica do HC teve início no ano de 2000, como uma modalidade de pós-graduação para médicos, com carga horária semanal de 60 (sessenta) horas, a partir do esforço do então senador Tião Viana, médico infectologista que sempre lutou, enquanto parlamentar, para oferecer melhores condições de saúde à população do Acre.

“A ampliação e a melhoria dos serviços é evidente desde o início da residência médica. Outro ponto positivo é que um hospital além de prestar serviços também forma profissionais é, sem dúvida, um hospital bem melhor e mais preparado. Isso é comprovado através de índices em todo o Brasil. Esperamos que estes profissionais que concluíram a especialização possam permanecer no nosso Estado. Esse é o grande desejo do governador Tião Viana, para que a gente possa continuar melhorando e ampliando os nossos serviços”, disse o superintendente do HC, Carlos Eduardo Alves.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter