nova chance

Hospital das Clínicas realiza mais um transplante de fígado

Cirurgia de transplante de fígado durou cerca de seis horas (Foto: Angela Peres/Arquivo Secom)

Na entrada de um dos corredores do Hospital das Clínicas, a família do aposentado Flávio Câmara de Araújo, 69 anos, se dividia entre sentimentos de apreensão e alívio.

Apreensão porque em instantes o patriarca da família estaria entrando na sala de cirurgia para um procedimento delicado. Alívio pela cirurgia representar a chance de Flávio continuar vivendo e o fim de uma espera de mais de cinco anos, desde que o mesmo foi diagnosticado com cirrose hepática.

Flávio Araújo é mais um paciente beneficiado com transplante de fígado no Acre. Graças aos investimentos realizados pelo governo do Estado nos últimos anos, esse já é o 21º transplante desse tipo realizado no Acre.

O procedimento aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 30, e durou cerca de seis horas.

José Paulo Câmara, filho de Flávio, contou, emocionado, como era a qualidade de vida do pai por causa da doença. “Era muito doloroso, muito sofrimento. É difícil ver alguém que você ama sofrendo, não podendo se alimentar do que gosta, não podendo sair só de casa porque a doença o deixava com problema de esquecimento. É de partir o coração”.

O fígado transplantado foi captado em Manaus, capital do Amazonas, e transportado ao Acre por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

O gesto de amor da família que autorizou a doação do órgão foi lembrado por Mônica Araújo, filha do receptor do órgão.

“O que eu diria a essa família é que serei grata pelo resto da minha vida. Esse fígado vai permitir que nós, filhos, possamos conviver mais tempo com o nosso pai. É um gesto de amor em um momento de dor. Não tenho palavras para expressar minha gratidão”.

Fígado foi captado em Manaus e chegou ao Acre em um avião da FAB (Foto: cedida)

Paciente é o mais idoso a passar por um transplante no Acre

Uma particularidade chama a atenção e demonstra os avanços da Saúde do Acre no que se refere aos transplantes. Flávio é o paciente mais idoso a passar por um transplante no estado.

“Meu pai completa 70 anos no próximo dia primeiro de maio e ganhou um presente que não tem valor. Só temos a agradecer ao governador pelos investimentos. Estamos muito felizes”, explica José Paulo.

Com mais esse procedimento, o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, alcança o considerável número de 286 transplantes já realizados no Acre. Além dos 21 transplantes de fígado, já foram realizados outros 86 de rins e 179 de córneas. Este número se soma aos 350 pacientes que receberam órgãos transplantados em outros estados via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

“Isso é resultado de um compromisso do governador Tião Viana com a saúde do Acre, que faz com que ao longo desses últimos anos consigamos alcançar esse número de transplantes. Para nós, o melhor sentimento é saber que estamos salvando vidas”, destaca Regiane Ferrari, coordenadora da Central de Transplantes do Hospital das Clínicas.