Hospital das Clínicas realiza mais de mil atendimentos por dia

 (Foto: )
O HC de Rio Branco é unidade de média e alta complexidade que atende todo o estado (Foto: Arquivo Secom )

O Dia do Hospital é comemorado em 2 de julho. No Acre, o Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, inaugurado em 1991, é a unidade de média e alta complexidade que atende todos os municípios, estados vizinhos e países como Peru e Bolívia. Em média, o HC realiza 1.100 atendimentos diários.

Hospital do Câncer, Hospital do Idoso, serviços de Dermatologia, Patologia, Nefrologia, Atendimento Médico Especializado (Same), Atenção Especializada (SAE), centro cirúrgico, Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Terapêutico (Sadt), unidade de terapia intensiva (UTI), enfermarias, Gerência de Ensino, Programa de Obesidade, Central de Agendamento de Cirurgias (CAC) e Central de Transplantes são alguns dos departamentos que compõem a estrutura do HC.

(Foto:)
Em média, o HC realiza 1100 atendimentos diários (Foto: Arquivo Sesacre)

O Same, por exemplo, é o setor responsável pelo agendamento e realizações de consultas médicas e recebe, diariamente, cerca de mil pacientes. “Em média, realizamos 750 consultas e agendamos 300. Possuímos 71 salas de ambulatório e 43 especialidades médicas. Entre as mais procuradas, estão a cardiologia, ortopedia, neurologia, otorrinolaringologia e oftalmologia”, informa a gerente de ambulatório Daniella Barcellos.

Completamente coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HC realiza eletrocardiograma, ultrassom e raios-X, sendo estes os mais requisitados entre os 13 tipos ofertados na unidade. Somente de janeiro a maio deste ano, foram realizados mais de 30 mil procedimentos.

Para a paciente Elma dos Santos, o atendimento realizado no HC é de qualidade. “Não vejo diferença do atendimento aqui e o atendimento em um consultório particular. A única diferença é o tempo de espera, para alguns médicos é bem rápido e para outros demora mais. Mas sempre que precisei de atendimento médico aqui eu recebi”, conta.