Hosmac realiza Semana da Saúde Mental 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem algum tipo de distúrbio mental e/ou comportamental. No Brasil, cerca de 23 milhões de pessoas precisam de assistência à saúde mental e pelo menos 5 milhões de brasileiros sofrem de transtornos graves.

No Estado, o Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) ainda é a principal referência para o tratamento desse tipo de doença. A unidade tem a tarefa de reinserir essas pessoas à sociedade e a lutar contra tabus em relação ao que é considerado “o grande mal do século”. 

Dia 10 de outubro é reconhecido mundialmente como o Dia da Saúde Mental. Em alusão à data, o Hosmac realizará uma semana de atividades, que tem início nesta segunda-feira, 7, e se estende ao dia 11 Foto: cedida

Dia 10 de outubro é reconhecido mundialmente como o Dia da Saúde Mental. Em alusão à data, o Hosmac realizará uma semana de atividades, que tem início nesta segunda-feira, 7, e se estende ao dia 11. Psicóloga da unidade, Marisanta Araújo conta que de início as atividades seriam apenas para quem trabalha com saúde mental, entretanto, segundo ela, essa é uma esfera que vai muito além das pessoas que têm contato direto com os pacientes. 

“Apesar de observarmos a importância de chamar atenção para o cuidado de quem cuida, não podemos esquecer de quem já está adoecido e o preconceito social que é grande para com as pessoas com sofrimento grave. Com isso, começarmos a refletir que para ter saúde precisamos estar bem, considerando o bem-estar biopsicossocial”, destacou Marisanta.  

 

“Todas as pessoas precisam de saúde mental e nem sempre se está atento para isso”, diz Marisanta Araújo.

A programação inclui trabalhadores, usuários dos serviços à saúde mental, familiares e a comunidade em geral. O Hosmac proporciona aos pacientes grupos terapêuticos de expressividade, oficina de beleza, grupo de convivência, atividade física recreativa, dança livre e audiovisual, atividades com educador físico e terapeuta ocupacional, entre outras. 

Segundo Marisanta, ainda são realizados passeios aos locais históricos para ajudar na ressocialização dessas pessoas. “Uma vez por mês realizamos atividades extra-hospitalares como passeios a locais públicos ou em outros lugares”, comentou a psicóloga. 

A programação inicia no dia 7 com uma caminhada saindo do Hosmac com destino final ao Centro Cultural Lydia Hammes para um lanche. O público-alvo da atividade envolve os trabalhadores, familiares e pacientes do serviço de saúde mental.

Programação para a semana

8/10 – Prática integrativas: massagem, reiki e auriculoterapia

Público alvo: profissionais da saúde mental do Hosmac

Local: Hosmac

Horário: 8h às 12h

 

9/10 – Oficina “A dança em mim, uma percepção do movimento” 

Público-alvo: profissionais da saúde mental

Local: Teatro Arena do SESC – Centro

Horário: 8h às 12h 

(Vagas limitadas)

 

10/10 – Roda de Conversa e atividade recreativa

Público-alvo: familiares e pacientes

Local: auditório e enfermaria do Hosmac

Horário: 14h

 

11/10 – Baile Matinal 

Público-alvo: usuários do serviço de saúde mental

Local: Teatro Arena do Sesc – Centro

Horário: 8h às 11h

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter