autocuidado

Hosmac realiza atividade em alusão à campanha de prevenção ao câncer de mama

Programação teve início na terça-feira, 13, com a realização do exame papanicolau e tarde de beleza

Como uma maneira de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), lançou “Quanto antes melhor”, tema da campanha Outubro Rosa de 2020. A ideia principal da mobilização é alertar sobre uma rotina de vida saudável como principal maneira para evitar a doença.

Com isso, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), está efetivando, junto ao Centro de Controle Oncológico, o agendamento para a realização de mamografias das servidoras e pacientes que necessitarem.

“Promovemos essa semana para fortalecer as ações de prevenção ao câncer de mama e incentivar as funcionárias e pacientes do Hosmac para o cuidado com a saúde. Além do fornecimento de informações, estamos fazendo o encaminhamento para a realização de mamografias”, explicou o diretor da unidade, Alisson Lima.

Mastologista explicou sobre o câncer de mama e a importância do autocuidado e prevenção. Foto: Cedida

Na manhã desta quinta-feira, 15, pacientes e servidoras assistiram a uma palestra com o mastologista David Anderson Bandeira, para conhecer mais sobre a doença e a importância do autocuidado. Os agendamentos das mamografias serão realizados durante todo o mês de outubro.

As pacientes externas do Hosmac que tiverem interesse podem entrar em contato com o hospital para encaminhamento, inclusive recebendo acompanhamento na ocasião do exame.