Hosmac oferece tarde ao som de voz e violão aos pacientes

O som da voz e os acordes do violão embalaram a tarde dos pacientes do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), na última quarta-feira, 20. Eles puderam ter um momento de descontração e se expressar livremente por meio das notas musicais. 

A atividade foi realizada pelo musicoterapeuta Alan Cruz, vulgo Dr. Melodia, que reside em Brasília, mas viaja pelos hospitais de todo o Brasil, carregando como principais bagagens o violão, a voz e a alegria, por meio do Projeto Remédio Musical. 

“A musicoterapia tem um acesso diferenciado porque a música tem um poder de resgate. Você pode perceber que muitos dos pacientes lembram de letras, de melodias e é nesse resgate da mente que a gente consegue entrar, fazer amizade, tirar coisas que, por exemplo, em outras técnicas seria bem mais dificultoso”, contou Alan. 

Em 2008, começou o sonho de Alan: levar música gratuita aos hospitais de todo Brasil. O sonho do musicoterapeuta e a vontade de um dos funcionários do Hosmac em fazer a diferença proporcionaram aos pacientes um saudoso e descontraído momento.

Participando desse saudoso momento, esteve presente a secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, Claire Cameli, que além de compartilhar a alegria, parabeniza o diretor do Hosmac pelo interesse em levar momentos de  humanização aos pacientes. 

“Eu observei que são pessoas carentes de afeto, de amor, de eventos culturais dentro da própria instituição. Então, o diretor está de parabéns por trazer esse projeto, que é voltado diretamente para essa área social e que contempla as pessoas que estão aqui internadas, que precisam desse momento especial. E a parceria é apoiar o diretor naquilo que estiver dentro das nossas condições”, observou a secretária. 

A intenção é desconstruir para reconstruir uma nova visão sobre o Hosmac, tendo em vista que ainda paira um olhar negativo sobre o tratamento que é ofertado. O diretor Halisson Oliveira destaca a importância da afetividade no tratamento dos pacientes.  

“Um dependente químico, uma pessoa que vem fazer uso do serviço do Hosmac, ele está aqui dependendo não só da medicação, mas de um conforto, de uma palavra de carinho, até mesmo um abraço. E eu vejo que pacientes ficam melhor. Por exemplo, por mais que tenhamos problemas fora daqui, é importante estar sempre sorriso e não deixar transparecer para eles os problemas”, destacou Halisson. 

Atividade foi realizada pelo musicoterapeuta Alan Cruz Foto: Odair Leal

Remédio Musical: a música como remédio

No intuito de oferecer cada vez um atendimento mais humanizado e levar solidariedade a quem precisa, em 2008, surgiu o Projeto Remédio Musical: a música como remédio, do musicoterapeuta Alan Cruz. 

O projeto tem como principal objetivo incentivar o envolvimento de crianças e adultos em atividades criativas e expressivas, utilizando a música como terapia para promover o bem-estar e a qualidade de vida de pacientes, familiares, cuidadores e colaboradores em hospitais, creches, casa de idosos e instituições interessadas. 

O projeto já percorreu 21 estados brasileiros, contando agora com Acre, faltando apenas Rondônia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter