Resultado positivo

Homicídios têm redução de 31,8% em março no Acre

Os casos de homicídios em todo o estado registraram queda de 31,8%. Os dados são do setor de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e comparam os meses de março de 2018 com o de 2017, quando foram registradas 44 mortes. Já em 2018 o número foi de 30.

A redução mais significativa foi na capital Rio Branco, onde os assassinatos reduziram em 71,7% no mesmo período. Em 2017, foram 39 e em março deste ano o número de casos caiu para 11.

Mudança na dinâmica de policiamento ostensivo e as constantes operações colaboraram para a redução da criminalidade (Foto: Assessoria PMAC)

“Isso é uma vitória para a população acreana e é resultado do esforço das forças de segurança e do empenho de cada policial nas ruas do Acre. O que a população pode esperar da equipe da Segurança Pública é dedicação no combate ao crime. Vamos seguir com as operações, na mesma intensidade e sem dar trégua”, disse o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias.

Integração das forças

Nos últimos meses, a mudança na dinâmica de policiamento ostensivo e as constantes operações coordenadas pela Segurança Pública, aliados ao esforço de militares e civis, foram os principais fatores que possibilitaram as reduções.

Em Rio Branco, durante o mês de março, as polícias Militar e Civil apreenderam 49 armas de fogo e cumpriram 183 mandados de buscas e prisões. Também foram recuperados 44 veículos com restrição de roubo/furto neste período.

Operação Impactus da Polícia Civil prendeu mais de 300 pessoas em 2018 (Foto: Secom)

Só no mês passado, os policiais militares abordaram 11.360 pessoas. Operações como a Ocupação, que é norteada com base na mancha criminal das regionais do estado, e a Longo Alcance, que leva a presença da PMAC a inúmeros lugares, e o fortalecimento da Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) no interior têm expandido a atuação da Segurança Pública.

“A PM tem se esforçado e esse trabalho integrado com as demais forças tem proporcionado muitos frutos e a gente acredita que ainda vamos dar muitos passos além. Quando a sociedade apoia a polícia, o crime é fragilizado e atingido em cheio e nós precisamos cada vez mais dessa parceria”, disse o comandante-geral da PMAC, coronel Marcos Kinpara.

Seguindo a mesma diretriz da Segurança Pública do Acre, a Polícia Civil realizou mais de 30 operações e prendeu mais de 300 pessoas durante as inúmeras fases da Impactus realizadas em todo o estado. “Nós interiorizamos as operações e demos um olhar para além da capital. O fortalecimento da segurança pública e o trabalho integrado têm direcionado as nossas ações”, disse Carlos Flávio Portela, secretário de Polícia Civil.