Homicídios seguem reduzindo mais de 26% ao longo do mês de outubro

A Segurança Pública do Acre (Sesp) divulgou nesta quarta-feira, 31, os dados que comparam os homicídios registrados em outubro deste ano com o mesmo período de 2017. Segundo a Análise Criminal, foram 10 casos a menos em todo o estado, totalizando 26,32% de redução.

Em 2017, de janeiro a outubro, foram registrados 410 assassinatos. Já no mesmo período deste ano, o quantitativo total de casos caiu para 347, uma redução de mais de 15%.

Outro dado positivo diz respeito à capital do estado: foram 11 casos a menos, quando comparados os mesmos períodos de 2017 e 2018, resultando em uma retração de 45% nos assassinatos em Rio Branco.

Segundo a Segurança Pública, as constantes operações das polícias Militar e Civil, em conjunto com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Sesp, têm sido determinantes nesse cenário.

“O principal fator é a união das forças de segurança. Temos usado todos os mecanismos que a legislação nos permite. Não só interrompemos uma tendência de crescimento, no início do ano, como seguimos trabalhando pela redução. As polícias Militar e Civil têm atuado integradas nessa linha”, destacou o secretário de Segurança Pública e de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela.

Investimento na polícia

Nos últimos anos, a Polícia Militar tem recebido uma série de investimentos com dezenas de novos veículos, armamento e coletes balísticos, além da criação da Companhia Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), que fortalece as operações com o grupamento em motos. O Estado aplicou só em 2017 cerca de R$ 500 milhões na segurança pública, pagando salários em dia e valorizando a tropa com reajustes, tornando-a a quinta mais bem paga do Brasil.

Recentemente, a Segurança Pública ganhou ainda mais um reforço: a criação do Grupamento de Rondas Ostensivas Motorizadas (Rotam), da PM. Agora, o Rotam se une à Companhia Raio, trabalhando no policiamento motorizado, o que confere às ações maior agilidade e eficiência no trabalho diário de policiamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter