Polícia nas ruas

Homicídios caem mais de 50% no mês de setembro

O número de homicídios caiu quase 53% no Acre durante o mês de setembro, quando comparado ao mesmo período de 2017, enquanto em Rio Branco essa redução foi de 51%. Os dados são do setor de Análise Criminal do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e revelam que o trabalho diário realizado pelas polícias, e demais instituições que compõem o Sisp, tem apresentado resultados positivos.

Com 85 dias de operações todas as noites, os homicídios seguem reduzindo em todo o estado (Foto: Secom)

Já quando comparados os meses de janeiro a setembro de 2017 com o mesmo período deste ano, a redução é de quase 15% em todo o Estado, e na capital é de aproximadamente 22%.

Com 85 dias de operações ininterruptas, as forças de segurança permanecem diuturnamente nas ruas no combate firme à criminalidade.

A Polícia Civil e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) continuam com a Operação Visibilidade todas as tardes e noites nas ruas da capital, sob a coordenação do Sisp.

Já a Polícia Militar segue com a Operação Rondas nos Bairros, realizada principalmente nas regiões de maior incidência de crimes apontadas pela Análise Criminal.

“Os significativos resultados de redução de homicídios alcançados no mês de setembro em relação ao mesmo período do ano anterior, representam o esforço integrado das forças de segurança que intensificaram a presença nas ruas e, simultaneamente, realizaram operações com foco na prisão de homicidas e de integrantes de organizações criminosas. Com atuações exitosas temos conseguido aumentar a sensação de segurança e retomar a paz social”, destaca o secretário de Segurança Pública, Vanderlei Thomas.

Reforço

Na última semana, a Segurança Pública ganhou mais um reforço com a criação do Grupamento de Rondas Ostensivas Motorizadas (Rotam), da PM. Agora, o Rotam se une à Companhia de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), trabalhando no policiamento motorizado, o que confere às ações maior agilidade e eficiência no trabalho diário de policiamento.

Nova equipe tática atua buscando mais agilidade e eficiência no trabalho ostensivo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O grupamento é composto por 38 policiais militares recém-formados na Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional e tem base no 3º BPM, localizado no bairro Sobral. Além de cumprir seu papel de reforçar o policiamento na região, o Rotam também estenderá suas atividades para outros bairros de Rio Branco.