História do povo Yawanawa será exibida em plenária geral da ONU

Ator de Hollywood Joaquim Phoenix apresenta em abril de 2008 o documentário que gravou durante sua visita à aldeia, no Acre

A experiência do ator hollywoodiano, Joaquim Phoenix, na aldeia do povo Yawanawa, em agosto de 2006, rendeu belas imagens que mostram a vida desse povo. Todo o arquivo foi editado e transformado em um documentário sobre a tribo acreana, que será apresentado em abril, na plenária geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assim como este, outros documentários serão apresentados, exibindo exemplos de projetos positivos, que ressaltam a vivência em harmonia do homem com a natureza.  Segundo a liderança indígena, Tahska Yawanawa, seu povo ser mostrado em evento da ONU, é o reconhecimento de sua gente. "O documentário consegue passar uma imagem positiva, de como é possível o homem viver bem com o meio ambiente e nosso povo representa isso. Phoenix foi nos conhecer e muita coisa mudou em sua vida, ele também aprendeu com nossa gente", comenta.

Heart Phoenix, a mãe do ator Joaquim, é militante ambientalista. Conhece as lideranças Yawanawa desde 2004, quando o documentário "Yawa – História do povo yawanawá", do acreano Joaquim Tashka e do canadense Joshua Sage, foi lançado em São Francisco (EUA), com ajuda das verbas que ela administra.

Joaquim Phoenix veio ao Acre em uma viagem discreta, apenas com o objetivo de conhecer os Yawanawa, daí, a amizade entre eles foi selada, segundo a liderança indígena. Tahska diz ainda que em 2006 participou do Fórum Permanente dos Povos Indígenas, realizado pela ONU, que acontece anualmente de 20 a 25 de julho. Este ano o convite foi novamente feito. "É uma forma de representar os povos indígenas da Amazônia, firmar nossa valorização", comenta.

Internacional – Antes deste, Tahska participa de outro evento internacional. Ele será um dos palestrantes do Encontro Mundial de Negócios Sustentáveis, que acontece na Coréia do Sul. Entre outros brasileiros que terão direito a voz está o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O encontro será transmitido para todo o mundo através da internet. Preparativos e trocas de informações entre participantes e simpatizantes podem conferir informações no site: http://www.globond.com/

Andréa Zílio
Agência de Notícias do Acre

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter