Hemoacre realiza o agendamento de doações de sangue

Para realizar uma doação de sangue e salvar uma vida você só precisa discar o seguinte número: 3248-1380, disponível das 7h às 18h, de segunda a sexta, marcar data e horário.

Com as campanhas externas canceladas por causa das medidas de enfrentamento ao coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), realiza o agendamento de doações. A estratégia é para que não ocorram aglomerações, mas que, também, os estoques permaneçam com sangue suficiente para atender a população acreana.

Agendamentos viabilizam doação com data e horário marcados para evitar aglomeração Foto: Marcos Vicentti/Secom

Uma das estratégias, segundo a enfermeira do centro, Quésia Moreira, encontradas pela equipe do Hemoacre para regularizar o estoque de sangue foram as parcerias com entidades como igrejas, ONGs e órgãos militares. “Por enquanto nós temos parcerias com o 7º BEC, 4º BIS, Igreja Universal, Polícia Rodoviária Federal e ONG Amigos Solidários”, pontuou.

O trabalho árduo, contínuo e a insistência dos profissionais em conseguir sensibilizar ainda mais pessoas a serem doadoras, surte efeito e o centro vem conseguindo manter um bom estoque de sangue. “Agora estamos conseguindo manter o estoque e os atendimentos, mas o trabalho é contínuo”, destacou Quésia.

Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O Hemoacre atende a todo o Estado. Atualmente, como o serviço de agendamento está sendo implantado, o centro realiza cerca de seis atendimentos por dia. O apelo é que as pessoas se sensibilizem e agendem mais as doações.

“Temos atendido demanda livre também porque a população ainda tá se acostumando com o sistema de agendamento. Mas o ideal, nesse momento, é que elas façam o agendamento para a segurança de todos”, enfatizou a enfermeira Quésia Moreira.

Coleta em casa

Outra estratégia a ser estudada pelos profissionais do Hemoacre é a parceria com condomínios de Rio Branco, ou seja, uma coleta em casa. “Qualquer condomínio que tiver interesse em realizar uma ação de doação de sangue e que possua moradores interessados, pode entrar em contato”, explicou a enfermeira do Hemoacre, Quésia Moreira.

As coletas ocorreriam da seguinte maneira, de acordo com a enfermeira: “Nós vamos com a equipe e organizamos a ação no salão de festas do condomínio com um morador por vez”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter