Hemoacre: necessidade permanente de doadores

A jornalista Onides Queiroz realiza doação regularmente (Foto: Val Fernandes/Secom)
A jornalista Onides Queiroz doa sangue regularmente (Foto: Val Fernandes/Secom)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) sofre constantemente com o baixo número de doações de sangue. Este ano, o maior número de coleta registrado foi de 48 bolsas, captadas antes do início do carnaval. Dos 60 mil doadores cadastrados, menos de mil realizam o ato com frequência, o que deixa constantemente a instituição em situação de alerta.

“Infelizmente a cultura de realizar a doação de sangue ainda não é forte entre os acreanos, se pelo menos 20% dos doadores cadastrados comparecessem com regularidade não chegaríamos a situações de emergência” fala a gerente de Captação do Centro, Marlice Aquino.

O Hemoacre atende unidades públicas e privadas de saúde em todo o estado. Atualmente, as solicitações ao centro são de 40 bolsas de sangue por dia, mas somente 17 estão disponíveis no estoque. Além de Rio Branco, a coleta é feita também nas cidades de Brasileia e Cruzeiro do Sul.

Mas, apesar de o número de doações não ser alto, há pessoas que adotam a ação como prática. É o caso da jornalista Onides Queiroz, que doa sangue com regularidade desde a adolescência. “É gratificante porque, com um ato tão simples, rápido, e seguro, posso ajudar outra pessoa. É uma maneira de tornar o mundo um lugar melhor”, diz.

Para realizar a doação, os interessados podem ir à sede do Hemoacre – Avenida Getúlio Vargas, n° 2.787 (próximo ao Teatrão) – ou comparecer à unidade móvel que circula pelo centro de Rio Branco. A coleta é feita de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e aos sábados e feriados, das 8 às 17 horas. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (68) 3228-1494 (horário comercial).

dicas-internet-proconac-thennyson-passos-png8

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter