Hemoacre e Instituto Dom Moacyr fazem campanha para doação de sangue

Ação tem em vista a proximidade da Semana Santa

 sdc10726.jpg
 

sdc10736.jpg

Os dias 12 e 14 foram escolhidos para os educandos e colaboradores da Rede do Instituto Dom Moacyr unirem forças, numa demonstração de amor (Foto: Assessoria IDM)

Doe sangue e faça alguém nascer de novo. Este é o tema da campanha de coleta de sangue promovida pelo governo do Estado, por meio do Hemoacre, realizada em parceria com instituições como o Instituto Dom Moacyr (IDM). A ideia é montar banco de sangue para o feriado da Semana Santa.

Os dias 12 e 14 foram escolhidos para os educandos e colaboradores da Rede do Instituto Dom Moacyr unirem forças, numa demonstração de amor. Doar sangue é simples, tranquilo e, acima de tudo, um gesto de carinho. Esse pensamento foi compartilhado por todos que doaram sangue na manhã desta terça-feira, 12, na Unidade Móvel do Hemoacre estacionada em frente à Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSMMR), uma das Unidades Descentralizadas do IDM.

“Não existe nada que substitua o sangue. A doação é uma atitude pela vida, que pode ser tomada por todos. E quando você se torna um doador, ajuda outras pessoas. No início estava receosa, com medo, mas depois percebi que é muito tranquilo e rápido doar sangue. É pouco para quem doa e muito para quem precisa”, revela a educanda Francinete Lima da Silva.

Para a coordenadora-geral da ETSMMR, Anna Lúcia Abreu, “se você parar para pensar, muitas pessoas precisam de uma doação de sangue em qualquer canto do Brasil, mas, infelizmente, não são todos que a recebem quando necessário, pois nem todos conhecem e percebem a importância que é doar sangue. Esta é a segunda vez que realizamos esse trabalho de parceria com o Hemoacre e os resultados são sempre animadores”, revela.

O doador de sangue é o elemento vital para o funcionamento dos Hemocentros de todo o Brasil. Para a gerente de Captação Cleide Dantas, parceria como essa realizada com o Instituto Dom Moacyr tem dado certo.

“Ao fazermos coletas de sangue como essas que estamos realizando em vários locais da cidade, temos observado inúmeras demonstrações de solidariedade. Por conta disso, o Acre não tem deixado de atender aqueles que precisam de sangue. Temos trabalhado para fidelizar nossos doadores, bem como para ganharmos novos doadores. É de suma importância que todos tenham consciência de seu papel e da importância de doar sangue. Ao fazer isso, estaremos salvando vidas”, afirma.

Passar informações corretas sobre o procedimento de coleta e doação de sangue é essencial para quem está doando pela primeira vez. As pessoas aptas para doação devem se encaixar nas seguintes recomendações: 

{xtypo_rounded2}

•Estejam documentadas (com carteira de identidade ou documento equivalente)

•Tenham boas condições de saúde

•Tenham entre 18 e 60 anos

•Pesem, no mínimo, 50 quilos

•Não tenham ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação

•Tenham dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas

•Não sejam usuários de drogas

•Não tenham múltiplos parceiros

•Não tenham doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, diabetes,
hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramento anormal ou epilepsia.

•Não podem doar sangue temporariamente:

•Estar grávida ou amamentando

•Estiver em situação pós-cirúrgica, o que é permitido só depois de seis meses de
recuperação

•Tiver realizado parto normal ou ter sofrido algum aborto há três meses

•Homens que fizeram doações devem esperar um prazo de 60 dias para doar
novamente. As mulheres devem esperar por 90 dias para fazer a próxima doação.

{/xtypo_rounded2} 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter