Hemoacre divulga pontos de coleta externa durante o mês de maio

Para aumentar o número de doadores e coletas mensais, o Hemocentro de Rio Branco realiza campanhas internas no Hemoacre e também externas por meio da utilização do ônibus e neste mês de maio a equipe de captação já tem a programação dos pontos de coleta externa.

A primeira coleta ocorre nesta terça-feira, 8, no estacionamento do Hospital Santa Juliana, das 14 às 17h30. Na quarta-feira, 9, será em frente à Assembleia Legislativa em parceria com os motoristas de aplicativos das 8 às 12 horas.

Além dessas parcerias todas as quintas-feiras o ônibus do Hemoacre, realiza captação no calçadão, próximo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) das 8 às 12 horas.

No dia 15, a ação será no 4° Batalhão de Infantaria e Selva (4° Bis), também no período da manhã. No dia 17 a coleta será durante a ação do Projeto Cidadão, das 8 às 12 horas, na escola Lourival Pinho, bairro Triângulo.

Já no dia 18 de maio, a coleta externa será feita na igreja Metodista Wesleyana do Aeroporto Velho, das 8 às 12 horas, na escola José Ribamar Batista, localizada na Rua Rio Grande do Sul, Aeroporto Velho.

No Instituto Federal do Acre (Ifac), localizado na Rua Coronel Jose Galdino, 495, Bosque, a coleta externa será no dia 28 no período da manhã.

A gerente-geral do Hemoacre, Josiane Bezerra, destaca que essas parcerias são muito importantes para que o estoque do Hemoacre se mantenha abastecido. “As instituições, empresas ou grupos interessados em contribuir com essa causa tão nobre, podem entrar em contato com o Hemoacre para firmar parcerias pelo telefone 32481380 ”, explica.

Requisitos para doação

Os requisitos básicos para realizar a doação são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. Para realizar a doação é necessário apresentar documento oficial com foto (menores de idade precisam estar com responsável).

É importante ressaltar que uma única bolsa de sangue ajuda a salvar até quatro vidas. O procedimento para se um doador é simples e rápido, durando cerca de 30 minutos. Homens podem realizar até quatro doações por ano, já as mulheres podem realizar até três doações.

Quem pretende doar, não deve estar em jejum, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede à doação, estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos).

Pessoas que não podem doar: quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; Mulheres grávidas ou que estejam amamentando; Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter