HC identifica quatro bebês com microcefalia sem relação com Zika vírus

Após a confirmação da microcefalia, a criança segue com acompanhamento médico pelo Sistema Único de Saúde (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Após a confirmação da microcefalia, a criança segue com acompanhamento médico pelo Sistema Único de Saúde (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Durante mutirão de atendimentos para identificação de bebês com microcefalia, realizado no último sábado, 20, no Hospital das Clínicas de Rio Branco, a geneticista Bethânia de Freitas identificou quatro crianças com a doença.

“O mutirão foi organizado para atender 22 crianças que ao nascer foram notificadas com suspeita de microcefalia e precisavam ser avaliadas pela profissional.

Das 22 crianças, conseguimos localizar 17, mas somente 13 compareceram ao mutirão. Dos 13 bebês avaliados, apenas quatro confirmaram a microcefalia. Contudo, nenhum dos casos está relacionado ao Zika vírus”, informou a gerente da Divisão da Criança da Secretaria de Estado de Saúde, Priscylla Aguiar.

A gerente ressalta que após a confirmação da microcefalia, a criança segue com acompanhamento médico via Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essas crianças terão outro agendamento com a geneticista, serão acompanhadas pela Atenção Básica e encaminhadas para a Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais], onde fazem a estimulação precoce para o bom desenvolvimento da criança. Se necessário, também são encaminhadas para outros especialistas”, explicou Priscylla Aguiar.

A ação foi realizada pelo governo do Estado, por meio da Divisão da Criança da Secretaria de Saúde (Sesacre), em parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) e consultores do Ministério da Saúde.