Turismo

Grupo do Centro Dia para o Idoso participa do Projeto Conhecendo Melhor Rio Branco

Com o propósito de apresentar os pontos turísticos de Rio Branco, o Governo do Estado, por intermédio   do Departamento de Turismo da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet), criou o projeto Conhecendo Melhor Rio Branco, que visa alavancar o turismo local, proporcionando à população a oportunidade de conhecer e valorizar o que existe na capital.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (Seasdham), a Seet proporcionou na quinta-feira, 29, uma manhã ecológica ao grupo de idosos do Centro Dia no Parque Zoobotânico e no Viveiro da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Componentes grupo do Centro Dia para o Idoso
Componentes grupo do Centro Dia para o Idoso Foto: Sérgio Roney/Secom

O início do passeio foi no setor de Educação Ambiental, onde conheceram a maquete do Parque Zoobotânico e a história de sua construção, deixando os visitantes encantados. Muitos se posicionaram com a explanação feita pelos servidores técnicos Regiane Guimarães da Silva, Marília Ângela do Carmo e Pedro Albuquerque Ferraz.

Parte do grupo atentos as explicações sobre a maquete do Parque Zoobotânico
Parte do grupo atentos as explicações sobre a maquete do Parque Zoobotânico Foto: Sérgio Roney/Secom

O Parque Zoobotânico da Ufac possui 80% de floresta plantada e 20% de floresta nativa, totalizando em 135 hectares, com a mais diversa biodiversidade. No percurso do setor de Educação Ambiental até ao Viveiro, o técnico em agropecuária Pedro Ferraz apresentou várias árvores, falando sobre suas origens, seus fundamentos e suas serventias.

Muitos dos turistas, relembraram durante o passeio na trilha, suas vivências como seringueiros quando viram as seringueiras nativas e também se encantaram com os ipês, que nessa estação fazem o cenário ainda mais belo.

Pedro Albuquerque Ferraz dando explicações sobre o Parque Zoobotânico
Pedro Albuquerque Ferraz dando explicações sobre o Parque Zoobotânico Foto: Sérgio Roney/Secom

A equipe da Seasdham composta por fisioterapeuta, fonoaudióloga, monitores e profissionais de educação física, acompanharam e deram total apoio ao grupo. “Trabalhamos com dois grupos, com atividades de hidroginásticas e trabalhos manuais. Um grupo com atividades de segundas, quartas e sextas-feiras e outro as terças, quintas e sextas-feiras”, relatou o educador físico Hélio Cézar Koury Filho.

O encerramento foi ao ar livre, próximo ao viveiro, com um lanche, com direito a bate-papo descontraído e avaliação da ação. A representando a Seet, a turismológa Irleide Portela, perguntou aos componentes do grupo qual a avaliação com relação à atividade realizada.

Após a caminhada da trilha até o Viveiro, uma pausa para o lanche
Após a caminhada da trilha até o Viveiro, uma pausa para o lanche Foto: Sérgio Roney/Secom

“Precisamos de mais passeios assim, é muito bom o contato com a natureza, a gente se distrai, o ar puro faz bem para a nossa saúde. Queremos mais atividades, porque nos dá mais ânimo e qualidade de vida”, se posicionou a senhora Francisca Sobral, cheia de alegria por ter vivenciado um momento agradável ao lado dos demais colegas.

“Daremos continuidade ao projeto, o Governo do Estado terá a responsabilidade de promover mais ações como esta, atendendo grupos e pessoas de diversos segmentos, como forma de fomentar o turismo local e criar impacto positivo ao projeto Conhecendo Melhor Rio Branco”, enalteceu Irleide Portela.