Na manhã de sexta, em Cusco, Peru, ocorreu uma reunião de trabalho entre o organizador da II Expedição Interoceânica, Oswaldo Dias, a secretária estadual de Turismo e Lazer Ilmara Lima, a representante do governo de Rondônia Lânia Silva e Rosana Magalhães, representando a Procuradoria-Geral do Estado do Acre.
Entre as autoridades peruanas que compunham a mesa e realizaram as discussões, estiveram presentes o diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo Rivoldi; o presidente da Câmara Regional de Turismo de Cusco Roger Valencia; Henrique Velarde, presidente da Associação das Agências de Turismo em Cusco; Elson Espinoza, cônsul honorário do Brasil no Peru, e Boris Gomes, organizador da I Semana de Cusco em Rio Branco.
A desburocratização dos postos de fiscalização nas zonas de fronteira quanto ao trânsito de turistas dos dois lados, peruano e brasileiro, foi um dos assuntos abordados na reunião.
O empresário Dias, representando a Associação Comercial do Acre, colocou em questão as facilidades comerciais que podem ocorrer mutuamente entre Brasil e Peru.
A secretária Ilmara Lima também expressou o sentimento de integração e gratidão pela receptividade dos peruanos à comitiva “Esta expedição foi uma ferramenta importantíssima para a difusão dos benefícios da estrada, com o apoio do Ministério do Turismo e Embratur, e dos governos de Rondônia e Mato Grosso” disse.
Ilmara fez referência ao interesse demonstrado por várias linhas aéreas em realizar o trajeto Pantanal-Amazônia-Andes-
No ato, também foi assinada uma carta de acordo de estabelecimento de integração fronteiriça para os governadores dos três estados integrantes do roteiro internacional Pantanal-Amazônia-Andes-
O grupo encerra trajeto peruano da expedição amanhã, saindo de Cusco em direção a Puerto Maldonado, preparando-se para a chegada em Rio Branco dia 2, no Via Verde Shopping, às 18h, com apresentação musical e grande festa oferecida por empresa local de motocicletas.