Grupo de trabalho turístico e comercial se reúne em Cusco

Na manhã de sexta, em Cusco, Peru, ocorreu uma reunião de trabalho entre o organizador da II Expedição Interoceânica, Oswaldo Dias, a secretária estadual de Turismo e Lazer Ilmara Lima, a representante do governo de Rondônia Lânia Silva e Rosana Magalhães, representando a Procuradoria-Geral do Estado do Acre.

Diversas autoridades peruanas e brasileiras estiveram na reunião de trabalho em Cusco (Foto: Diego Gurgel)

Diversas autoridades peruanas e brasileiras estiveram na reunião de trabalho em Cusco (Foto: Diego Gurgel)

Entre as autoridades peruanas que compunham a mesa e realizaram as discussões, estiveram presentes o diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo Rivoldi; o presidente da Câmara Regional de Turismo de Cusco Roger Valencia; Henrique Velarde, presidente da Associação das Agências de Turismo em Cusco; Elson Espinoza, cônsul honorário do Brasil no Peru, e Boris Gomes, organizador da I Semana de Cusco em Rio Branco.

A desburocratização dos postos de fiscalização nas zonas de fronteira quanto ao trânsito de turistas dos dois lados, peruano e brasileiro, foi um dos assuntos abordados na reunião.

O empresário Dias, representando a Associação Comercial do Acre, colocou em questão as facilidades comerciais que podem ocorrer mutuamente entre Brasil e Peru.

A secretária Ilmara Lima também expressou o sentimento de integração e gratidão pela receptividade dos peruanos à comitiva “Esta expedição foi uma ferramenta importantíssima para a difusão dos benefícios da estrada, com o apoio do Ministério do Turismo e Embratur, e dos governos de Rondônia e Mato Grosso” disse.

Ilmara fez referência ao interesse demonstrado por várias linhas aéreas em realizar o trajeto Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico.

No ato, também foi assinada uma carta de acordo de estabelecimento de integração fronteiriça para os governadores dos três estados integrantes do roteiro internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico, em que a secretária Ilmara esteve representando Tetê Bezerra, secretária de Turismo do Estado de Mato Grosso.

O grupo encerra trajeto peruano da expedição amanhã, saindo de Cusco em direção a Puerto Maldonado, preparando-se para a chegada em Rio Branco dia 2, no Via Verde Shopping, às 18h, com apresentação musical e grande festa oferecida por empresa local de motocicletas.