Grupo americano investe R$ 80 milhões no beneficiamento de bambu no Acre

Tião Viana recebeu os empresários que comemoram o projeto na cadeia do bambu que levou dois anos para se concretizar (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana recebeu os empresários, que comemoraram a concretização do projeto na cadeia do bambu (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta quinta-feira, 14, um grupo de empresários que está investindo cerca R$ 80 milhões na cadeia produtiva do bambu no Acre.

Contando com o apoio do governo do Estado, os empresários fecharão, já em agosto, a compra da Madeireira Laminados Triunfo, em Rio Branco, e contarão com a parceria comercial da Agrocortex, que atua em Manoel Urbano.

O nome do espaço industrial se chamará Bamazon e será a primeira indústria beneficiadora de bambu do Brasil. A expectativa dos empresários é de que a produção se inicie já no ano que vem, com equipamentos que serão importados da China.

“Eu acredito que o bambu será uma das grandes forças econômicas da Amazônia nos próximos anos, e fico feliz que vocês estejam fazendo esse investimento. Sejam bem-vindos e contem com o governo do Acre”, recomendou Tião Viana.

A fábrica vai contratar, no primeiro ano, cerca de 200 funcionários, e a previsão é de duplicar esse número no segundo ano de atuação.

O investimento é resultado de o Acre ter chamado a atenção do Brasil e de outros países por possuir a maior floresta nativa com bambu do mundo.

Grande potencial

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), existem, em todo o planeta, 22 milhões de hectares plantados de bambu. Nove milhões estão na América do Sul, mais precisamente Brasil, Peru e Bolívia. Somente no Acre, existem 4,5 milhões de hectares.

O empresário americano David Allred comemora a consolidação do investimento, que levou dois anos para ser concretizado. “Estamos animados. Foram dois anos de desenvolvimento, e finalmente estamos chegando ao lançamento. O apoio do governo desde o início foi incrível para desenvolvermos o projeto do jeito certo”, conta.

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, reforça: “O governo do Estado tem apoiado desde o início este projeto, e acreditamos no desenvolvimento da cadeia produtiva do bambu. Apoiamos essa fábrica, assim como todos os outros investidores que queiram apostar no nosso estado”.