Greve dos bancários também atinge o Acre

Paralisação nacional ainda não tem prazo para acabar

greve_bancaria_foto_luciano_pontes_08.jpg
greve_bancaria_foto_luciano_pontes_05.jpg

Greve dos bancários coincide com o pagamento de servidores estaduais, federais e de benefícios de segurados que recorrem aos caixas eletrônicos (Fotos: Luciano Pontes/Secom)

Bancários de todo o Brasil iniciaram nessa quarta-feira, 29, uma greve nacional, fechando mais de 3.800 agências em todo o país. O movimento iniciado pela manhã atinge 26 estados e o Distrito Federal e não tem prazo para acabar. Em Rio Branco, 9 das 12 agências bancárias dos bancos HSBC, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal já estão paralisadas. Outras agências devem aderir ao movimento nos próximos dias, avalia a Presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Elmira Farias.

Entre as exigências da categoria está a manutenção de 11% de aumento no salário, maior participação nos lucros, maior segurança nas unidades bancárias e fim do assédio moral e demissões. Atualmente, o salário dos bancários varia entre R$ 890 a R$ 1.400. Até agora não foi marcada nenhuma rodada de negociações com a categoria.

Os consumidores devem ficar atentos com relação ao pagamento de contas. Segundo o Procon, a maioria das contas possui código de barra e podem ser pagas de maneira alternativa, desde os próprios caixas eletrônicos que manterão funcionamento, até casas lotéricas e telefone. A não aplicação de multas e juros sobre o pagamento de contas só acontecerá se após a greve, o consumidor provar que não havia outra maneira de pagar suas pendências financeiras que não fosse através do caixa bancário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter