Famílias rurais

Governos do Acre e do Amazonas se unem para destravar regularização fundiária na região

Representantes dos governos do Acre e do Amazonas estiveram reunidos nesta quarta-feira, 19, em Brasília, na presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para mais uma etapa da proposta de agilizar o processo de regularização fundiária na Amazônia.

Estiveram reunidos o secretário de Produção e Agronegócio do Acre, Paulo Wadt, o secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrucio Pereira de Magalhães, e o superintendente do Incra no Amazonas, João Batista Jornada.

Secretário de Produção e Agronegócio do Acre, Paulo Wadt, esteve à frente representando o governo do Acre Foto: cedida

Na ocasião foram tratados dois casos do Amazonas que também são de interesse do Acre: o Projeto de Assentamento Rio Juma e o Projeto de Assentamento Extrativista Antimary.

A situação de regularização fundiária do PAE Antimary foi uma demanda apresentada ao governador Gladson Cameli durante um evento no PA Tocantins no último dia 7. Uma comissão de produtores rurais representando mais de 200 famílias que vivem na região pediram uma solução para a regularização e o governador designou uma equipe para solucionar os conflitos. Atualmente no Antimary há centenas de família acreanas que investiram seus recursos e trabalho por anos, mas que agora correm o risco de serem desapropriados em razão da ampliação de uma área de conservação ambiental vizinha.

De acordo com o secretário Paulo Wadt: “Embora a demanda envolva famílias de acreanos,  está sob a jurisdição do Estado do Amazonas. Mas isto não tem sido um empecilho à medida que o governador Gladson Cameli construiu um bom relacionamento institucional com o governador Wilson Lima, o que aproxima as equipes e facilita o diálogo”.

O secretário Petrucio também se colocou à disposição para trabalhar intensamente numa agenda técnica para resolver este problema, que se arrasta há vários anos.

O superintendente do Incra em Manaus, João Jornada, também se comprometeu em fazer as tratativas para encontrar uma solução técnica para o impasse e na próxima segunda-feira, 24, agendou uma reunião na Federação de Agricultura do Amazonas para, junto com os governos do Acre e Amazonas, procurar apoio para o cumprimento desta agenda.

A professora Keila Mara da Silva foi uma das pessoas que estiveram presentes no pedido de ajuda à comunidade do Antimary. Acompanhando as ações, ela agradeceu o empenho do Estado.

“Ficamos todos muito agradecidos ao governador Gladson Cameli. Que Deus o abençoe grandemente, dando muita sabedoria para administrar esse assunto com as pessoas certas. Que essa questão consiga ser contornada, e que possamos avançar em nosso demanda pelo benefício dessas famílias. Pode até demorar, mas conseguiremos, Deus está no controle”, ressalta Keila.