Parcerias

Governos do Acre e Amazonas selam parcerias na área da Saúde

Parcerias firmadas entre os dois Estados asseguram ampliação do atendimento à população na Rede Pública de Saúde

O governador do Acre, Gladson Cameli, recebeu nesta segunda-feira, 6, o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior do Amazonas, Cássio Roberto do Espírito Santo, para concretizar acordos e fortalecer parcerias na área da Saúde entre os dois Estados.

Além do governador Gladson Cameli e do secretário Cássio Roberto, a reunião realizada na Casa Civil contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene e do diretor de Administração e Finanças da Sesacre, Erisson Calixto.

A intenção é assegurar o atendimento de qualidade para pacientes que residem nos municípios amazonenses de Envira, Itamaraty, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Pauini e Boca do Acre. Por conta da distância em relação a Manaus, estas cidades possuem maior ligação com o Acre do que o próprio Amazonas.

“Acre e Amazonas têm uma relação de muita proximidade entre as suas populações. Queremos garantir com esses acordos que os nossos irmãos amazonenses sejam bem atendidos aqui no Estado e tudo aquilo que for possível fazer, vamos estender a nossa mão para a população que mais precisa, assim como eu tenho certeza que o Amazonas fará o mesmo pelos acreanos”, frisou o governador Gladson Cameli.

Em abril, Cameli esteve na capital amazonense para iniciar as tratativas e conhecer o modelo de gestão adotado pelo Governo do Amazonas para a Saúde. De acordo com Cássio Roberto, uma das novidades do acordo firmado cria um consórcio entre os Estados para a aquisição, em conjunto, de medicamentos, equipamentos e insumos hospitalares. Para o gestor, a vinda até Rio Branco sela a parceria de sucesso entre as duas gestões.

“Estamos aqui no Acre junto com uma equipe técnica para operacionalizar esse acordo entre os dois Estados para fortalecer o financiamento da Saúde através de um consórcio que pretendemos criar e melhorar os fluxos de atendimento. O nosso lema é a parceria para melhorar a qualidade da Saúde para a população”, afirmou Roberto.

Em contrapartida, o Governo amazonense colocou-se a disposição para receber pacientes do Acre para o tratamento de doenças e realização de cirurgias que ainda não são oferecidas no Estado.