Governo viabiliza retorno de cirurgias eletivas no hospital e maternidade do Juruá

Sabedor da importância em prestar a assistência adequada à população, o governo do Acre atuou para que as cirurgias eletivas fossem retomadas na Maternidade de Cruzeiro do Sul e no Hospital Regional do Juruá (HRJ), que é gerido pela Associação Nossa Senhora da Saúde.

No mês de junho foram realizados 180 procedimentos eletivos no hospital do Juruá, além das cirurgias de urgência e emergência, nas áreas de ortopedia, bucomaxilo, geral, urologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Essas cirurgias estavam suspensas há um ano.

“Desde que o novo governo assumiu, os repasses estão sendo feitos em dia. Com isso foi possível realizar a aquisição de insumos e medicamentos e retomar as cirurgias eletivas. Também foi feito um aditivo no contrato para que pudéssemos admitir seis anestesistas para o hospital”, explica Marlon Holanda, diretor clínico do HRJ. Os novos anestesistas ficam a postos para atender tanto as emergências quanto as cirurgias eletivas.

O hospital estava sem realizar os procedimentos por causa de dívidas deixadas pela gestão anterior. Faltava insumos e verba para que fossem contratados profissionais suficientes para realizar as cirurgias eletivas. Desde que assumiu, o governador Gladson Cameli atua para que esses problemas sejam sanados.  O governo está realizando o pagamento dessa dívida, para que todos os serviços de saúde pública sejam ofertados à população.

“Além disso, com os pagamentos, a gestão do hospital pode adquirir os insumos e material médico hospitalar que estavam em falta”, explica o médico Anassalides Lima.

Maternidade

A Secretaria de Estado de Saúde atuou para que as cirurgias eletivas que não estavam sendo realizadas há anos no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá fossem restabelecidas.

Na última segunda-feira, 1º, foram feitas as primeiras quatro cirurgias. A meta é dar continuidade aos procedimentos para que se encerre a demanda reprimida e também a fila do tratamento fora de domicílio.

Além da carga horária dos profissionais para atuarem na maternidade, o governo habilitou um novo centro cirúrgico e oito novos leitos, para que as cirurgias eletivas não prejudiquem as cirurgias de emergência. Agora a maternidade volta a realizar as cirurgias ginecológicas, de miomas, cisto de ovário, entre outras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter